
Parlamentares se recusaram a assinar procedimento para investigar denúncias de corrupção mostradas na semana passada pelo g1 e pela TV TEM. Delegacia Seccional de Sorocaba (SP)
Google Street View/Reprodução
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) determinou que a Polícia Civil abra um inquérito para investigar uma denúncia de omissão contra os vereadores de Sorocaba (SP) que se recusaram a assinar a abertura da “CPI da saúde” na cidade. A informação foi confirmada pelo MP na manhã desta terça-feira (1º).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A determinação do MP foi feita após uma denúncia do morador Manoel João Soares, que citou os recentes desdobramentos da Operação Copia e Cola, mostrados na semana passada com exclusividade pelo g1 e pela TV TEM.
De acordo com o MP, após a análise da denúncia, o caso foi enviado à delegacia para que seja instaurado um inquérito policial.
O texto da denúncia afirma que a CPI deveria apurar denúncias de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal, frustração de licitação e improbidade administrativa envolvendo a gestão de contratos na área da saúde.
No entanto, como os vereadores se recusaram a assinar o procedimento, a situação, ainda conforme a denúncia, configura uma possível prática do crime de prevaricação.
Pelo denúncia, serão investigados:
Caio Oliveira (Republicanos)
João Donizete (União Brasil)
Fausto Peres (Podemos)
Fabio Simoa (Republicanos)
Silvano Jr (Republicanos)
Rafael Militão (Republicanos)
Cristiano Passos (Republicanos)
Toninho Corredor (Agir)
Claudio Sorocaba (PSD)
Pastor Luis Santos (Republicanos)
Jussara Fernandes (Republicanos)
Cícero João (Agir)
Rogério Marques Munhoz (Agir)
Alexandre da Horta (Solidariedade)
Rodolfo Ganem (Podemos)
Fernando Dini (PP)
Italo Moreira (União Brasil)
Quem a denúncia diz que não deve ser investigado:
Raul Marcelo (PSOL)
Izidio (PT)
Iara Bernardi (PT)
Dylan Dantas (PL)
Roberto Freitas (PL)
Fernanda Garcia (PSOL)
Tatiane Costa (PL)
Henri Arida (MDB)
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) ainda não informou se o procedimento já foi aberto e se é a Delegacia Seccional que deve comandar a investigação.
O g1 tenta contato com todos os vereadores citados na denúncia.
Comissão Processante
Na segunda-feira (30), o ex-prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo (sem partido), protocolou na Câmara dos Vereadores um pedido de investigação contra o atual chefe do Executivo, Rodrigo Manga (Republicanos).
O documento leva em consideração diversos casos envolvendo investigações em andamento contra a administração atual, mas tem foco também nas revelações feitas nos últimos dias sobre os desdobramentos da operação Copia e Cola, da Polícia Federal.
O documento deverá analisado somente na sessão de quinta-feira (3).
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM