
Uma carta anônima enviada ao Vaticano desencadeou uma crise sem precedentes em um mosteiro italiano e culminou no afastamento da freira brasileira Irmã Aline Ghammachi, ex-abadessa. Freira brasileira entra na Justiça italiana após ser afastada de mosteiros por carta
Uma carta anônima enviada ao Vaticano no afastamento da freira brasileira Irmã Aline Ghammachi, ex-abadessa de quatro comunidades religiosas na Itália. Aos 34 anos, ela havia se tornado a abadessa mais jovem do país, mas viu sua trajetória ser interrompida por acusações que agora contesta na Justiça italiana. Saiba mais abaixo.
Carta anônima e denúncias contra Aline
A denúncia, datada de 9 de janeiro de 2023, acusava Irmã Aline de manipular e maltratar outras religiosas. A carta, sem assinatura ou provas documentais, foi suficiente para que o Vaticano iniciasse uma série de fiscalizações no mosteiro de Vittorio Veneto, onde a freira vivia em clausura com outras 18 monjas.
Segundo Irmã Aline e suas companheiras, a denúncia partiu de uma freira responsável pelas noviças, que teria agido em conluio com outras três religiosas. A ex-abadessa afirma ter provas — como prints e vídeos — de que uma das autoras acessava sites de conteúdo pornográfico em dispositivos da comunidade.
Além das acusações morais, Irmã Aline foi investigada por suposto desvio de recursos. No entanto, uma perícia financeira encomendada pelo próprio abade geral, Mauro Giuseppe Lépori, não encontrou qualquer irregularidade.
“Ele deu os parabéns pela transparência das nossas contas”, afirmou a freira.
Freira brasileira entra na Justiça italiana após ser afastada de mosteiros por carta anônima
Reprodução/TV Globo
Assédio moral e sexual
A brasileira também acusa o abade geral de assédio moral e sexual.
“A gente pode dizer que sim, mas entrar nesse campo eu prefiro deixar para as autoridades”, declarou.
O afastamento de Irmã Aline ocorreu em um momento delicado para a Igreja: no dia da morte do Papa Francisco, quando o Vaticano vivia um vácuo de poder. A intervenção foi conduzida por uma madre enviada de Roma. Sem direito a recorrer em primeira instância, devido à ausência de liderança no dicastério responsável pelos institutos de vida consagrada, Irmã Aline e outras freiras recorreram à segunda instância da Justiça eclesiástica.
“Lutar pela verdade é algo cristão. Eu pretendo, sim, ir adiante até provar que essas acusações não são verdadeiras”, afirmou Irmã Aline.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.