Professora Patrícia Deps será empossada em Bali como vice-presidente reeleita da ILA e apresentará estudos pioneiros sobre IA no diagnóstico da hanseníase

Crédito: Divulgação

A professora e dermatologista Patrícia Deps, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), participará do 22º Congresso Mundial de Hanseníase, que será realizado entre os dias 5 e 9 de julho de 2025, em Bali, Indonésia.

Durante o evento, ela tomará posse em seu segundo mandato como Vice‑Presidente da International Leprosy Association (ILA), tornando-se a primeira mulher a ocupar este posto na história da entidade.

Além da posse, a professora Patrícia contribuirá com duas conferências de destaque:

  • Diagnóstico utilizando inteligência artificial, em que apresentará os primeiros resultados de estudos desenvolvidos em parceria com o Programa Global de Doenças Tropicais Negligenciadas de Pele da Organização Mundial da Saúde, voltados ao aprimoramento da triagem e do diagnóstico precoce da hanseníase;
  • Saúde única e transmissão zoonótica da hanseníase, abordando a relação entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente, e discutindo os desafios sanitários relacionados a reservatórios animais do Mycobacterium leprae.

O congresso, cujo tema central é “Towards a World with Zero Leprosy”, reunirá especialistas, autoridades de saúde pública e pessoas afetadas pela hanseníase para fortalecer políticas, debater estratégias de eliminação da doença e compartilhar inovações científicas.

Relevância da International Leprosy Association

A International Leprosy Association (ILA), fundada em 1931, é reconhecida por sua atuação global no enfrentamento da hanseníase e na promoção de avanços técnicos e científicos. A recondução da professora Patrícia D. Deps ao cargo de vice-presidente reforça o protagonismo do Brasil e consolida o compromisso com soluções inovadoras para eliminar a hanseníase e reduzir estigmas associados à doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.