Código aberto impulsiona ROI e destrava investimento de empresas brasileiras em IA, aponta estudo

O Brasil se destaca no cenário global como um dos países mais engajados na aplicação estratégica da inteligência artificial. Segundo uma nova pesquisa encomendada pela IBM, 78% das empresas brasileiras pretendem aumentar seus investimentos em IA até o final de 2025. Metade delas deve apostar no uso de ferramentas de código aberto como forma de otimizar esses investimentos e acelerar o retorno financeiro.

Realizado pela Morning Consult em parceria com a Lopez Research, o estudo ouviu mais de 2.400 tomadores de decisão de TI ao redor do mundo. No Brasil, 95% dos entrevistados relataram avanços na implementação de suas estratégias de IA ao longo de 2024. Desses, 48% afirmaram já observar retorno financeiro positivo com os projetos implantados. A tendência aponta que o uso de tecnologias baseadas em código aberto está diretamente associado a melhores resultados: globalmente, 51% das empresas que adotam essa abordagem relatam ROI positivo, frente a 41% entre as que ainda não utilizam.

De acordo com Marcelo Flores, gerente geral da IBM Consulting Brasil, os dados mostram que um dos principais fatores para o sucesso da IA nas empresas é a definição clara de casos de uso e a adoção de estratégias combinadas de nuvem híbrida e código aberto. “As companhias brasileiras começam a reconhecer o valor de projetos bem estruturados, que não apenas inovam, mas também geram retorno mensurável em menos tempo”, destaca.

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A pesquisa também revelou que 94% das empresas no Brasil planejam manter ou aumentar seus aportes em IA em 2025, com foco principalmente em áreas como operações de TI, qualidade dos dados e inovação de produtos e serviços. Apenas 1% dos entrevistados indicou intenção de reduzir os investimentos. A maioria das empresas no país afirmou que consegue migrar projetos de IA do estágio piloto para a produção em menos de um ano, e quase metade já vê retorno positivo.

Outro destaque é que o uso de código aberto vem se consolidando como pilar das estratégias de IA. Mais de 80% dos líderes globais entrevistados disseram que pelo menos um quarto das soluções de IA utilizadas em suas organizações já são baseadas em código aberto — e essa proporção tende a crescer nos próximos anos. No Brasil, empresas que adotam essa abordagem estão mais propensas a lançar múltiplos projetos de IA: 17% a mais delas afirmam que realizarão mais de 20 pilotos em 2025, em comparação com o ano anterior.

Ainda que o ROI financeiro direto não seja a única métrica considerada, as empresas brasileiras vêm priorizando ganhos como aceleração no desenvolvimento de software, inovação mais rápida e economia de tempo nas operações. Poupar dinheiro é importante, mas aparece atrás desses indicadores como motivador principal.

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