“Não adianta correr”: câmera tagarela impede furto na Serra

Reprodução/TV Vitória

Uma dupla de ladrões teve os planos frustrados na madrugada desta sexta-feira (4), no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Os dois tentavam arrombar um cadeado em uma loja de móveis para furtar o padrão de energia, mas foram impedidos por uma voz que veio “do nada”.

O crime foi flagrado por uma câmera de videomonitoramento que estava no local, chamada “câmera tagarela“. Os dois foram vistos e impedidos por um dos profissionais da Central de Videomonitoramento na Serra.

Veja o vídeo:

“Atenção, vocês dois, já vimos vocês. Já enviamos uma viatura para o local, não adianta correr, voltem os dois“, disse o profissional que opera o equipamento.

Em seguida, os dois suspeitos fogem do local antes da chegada das viaturas da Guarda Municipal. O caso ocorreu no cruzamento entre as avenidas Norte-Sul e Central.

Mais de 200 câmeras

De acordo com a secretária de Segurança Social do município e vice-prefeita, Gracimere Gaviorno, são 230 câmeras espalhadas pela cidade.

Elas estão em locais com maior incidência criminal, além de próximo a escolas e hospitais na cidade. Ela relata que a instalação das câmeras diminuiu consideravelmente o crime no município.

A nossa central de videomonitoramento funciona neste formato desde outubro de 2022, desde lá temos aplicado a tecnologia a favor da prevenção. Ao invés de ter uma viatura circulando, temos uma câmera fixa, que se comunica, além da imagem, também tem o emprego de voz. E essa interação com a comunidade tem feita toda a diferença na prevenção de crimes

De acordo com a Central de Videomonitoramento, em dois meses, as câmeras foram responsáveis por duas mil intervenções no município.

*Com informações da repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.