
Burrata com gorgonzola & damasco da fazenda Trevo dos Búfalos conquistou medalha de ouro no Araxá Internacional Cheese Awards. Queijo baiano vence concurso internacional em MG
Arquivo Pessoal
A burrata com gorgonzola & damasco de uma fazenda baiana conquistou medalha de ouro na categoria “Queijos Aromatizados de Leite Pasteurizado”, no concurso Araxá Internacional Cheese Awards, realizado em Minas Gerais. O queijo é produzido pela família Cangussu em Arraial d’Ajuda, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
Conforme a organização do evento, mais de 120 pessoas de seis países foram premiadas em 43 categorias. Além do ouro, os mineiros, que moram na Bahia desde a década de 1980, também conquistaram bronze com a mozzarela bola na categoria “Queijo de Leite de Búfala”.
O negócio da famíla, que começou com Helio Cangussu, em 1972, é administrado atualmente pela neta Victória Cangussu, de 30 anos. Para ela, é uma honra vencer um concurso internacional.
“Ganhar esse concurso é o reconhecimento de um trabalho de muita dedicação, de cuidado, que começou lá atrás com meu avô, e a gente quer que cada produto seja uma experiência de compra, de bem-estar, de qualidade e sustentabilidade”, afirmou em entrevista ao g1.
Os pais de Victória também trabalham na fazenda. Enquanto o pai cuida do manejo do gado, a mãe fica responsável pela distribuição dos produtos.
“Toda a nossa produção é com leite próprio da fazenda. O processo é todo manual, artesanal. Então a gente conta com a dedicação das nossas queijeiras, que fazem tudo um a um, cada queijo com carinho, cuidado e rigor na qualidade”, explicou Victória.
Queijo produzido em fazenda no extremo sul da Bahia vence concurso internacional
Arquivo Pessoal
Muito além do queijo
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, o leite da búfala é branquinho porque possui a vitamina A pura, ou seja, já disponível para o organismo absorvê-la mais rápido.
O leite de búfalas é a matéria-prima para a elaboração de diversos tipos de queijos. A muçarela de búfala é um queijo fresco, originário da Itália. Ela tem menos colesterol que a de vaca. Além disso, o queijo apresenta melhores índices nutritivos de proteínas, vitamina D, B2 e minerais quando comparado aos queijos de vaca.
Família Cangussu na fazenda Trevo dos Búfalos, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia
Arquivo Pessoal
Quando Helio Cangussu, de 95 anos, começou a criar um casal de búfalos em Minas Gerais na dácada de 1970, ele não imaganiva os bons frutos que isso renderia após 50 anos.
Foi no extremo sul da Bahia que o negócio se consilidou. A família se mudou para a região em 1986, conforme conta Victória Cangussu.
“Quando meu avô chegou aqui na Bahia, não tinha essa escala de produção de queijo, ainda mais a mozzarella de búfala, né? Então, ele viu uma oportunidade de iniciar essa produção e começar a venda de pouco a pouco”, explicou.
Visita guiada conta com degustação de produtos da fazenda
Arquivo Pessoal
O que de início era focado na produção de queijos e produtos derivados do leite, se tornou uma experiência sensorial com um tour pela fazenda, que atualmente conta com 12 colaboradores.
Chamado de “Entre Queijos & Búfalos”, o tour conta com visita guiada com possibilidade de interagir com o rebanho, pôr do sol às margens do rio Buranhém e degustação de produtos frescos produzidos na fazenda.
Além disso, a família investe na produção de cosméticos à base do leite de búfala, através da marca Murrah Beauty. Entre os produtos fabricados estão sabonete artesanal, espuma de limpeza, demaquilante, hidrantante, entre outros.
“O leite de búfala é um elixir da beleza. Ele é muito hidratante, revigora e dá firmeza na pele, além de clarear manchas”, afirmou Victória.
Cosméticos produzidos à base do leite de búfala
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
Quase 40 queijos produzidos na Bahia recebem premiação em evento nacional
Cafés da Bahia conquistam o mercado internacional com melhorias no cultivo
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻