Fazenda no ES atrai turistas com “colha e pague” de mexerica

Colhe e pague de tangerinas
Colhe e pague de tangerinas. Foto: Reprodução/Instagram

Uma das frutas queridinhas pelos capixabas é a mexerica, também conhecida como tangerina, que tem características próprias e marcantes, como o sabor e, principalmente, o cheiro, sentido de longe por quem consome.

O tipo de mexerica mais comum entre os capixabas é a poncã, vendida em praticamente todos os supermercados e os chamados “sacolões” espalhados pelo Espírito Santo. Por conta de toda essa fama, uma propriedade rural de Conceição do Castelo, na Região Serrana do Espírito Santo, decidiu inovar, criando um colhe e pague de mexericas.

É comum este tipo de iniciativa com outras frutas, como morango e uva. Mas, desde 2023, a MD Frutos da Terra escolheu privilegiar a mexerica para o turismo. Em entrevista ao Folha Vitória, um dos proprietários, Douglas Gasparetto, explicou que o colhe e pague na propriedade está atraindo turistas, principalmente da Grande Vitória.

Douglas contou que o trabalho de turismo de experiência começou em 2021 na propriedade, e fez o maior sucesso entre os visitantes que iam ao local comprar as frutas. No ano seguinte, em 2022, o colhe e pague foi feito na colheita da tangerina.

Tangerinas colhidas na propriedade. Foto: Reprodução/Instagram

Ele destacou que a proposta é colocar o turista dentro da colheita, para que tenha uma experiência positiva e agradável na propriedade, além de se deliciar com a fruta bastante consumida no Estado.

O bacana é que a gente coloca o turista dentro da propriedade, aonde ele pode degustar o fruto no pé. Essa degustação, no primeiro momento, a gente ainda não tá cobrando. Então, a pessoa pode comer tangerina no pé, não tem problema. O que colher será pago. Hoje, a tangerina está R$ 3 o quilo.

A safra de tangerina deste ano começou em abril e se estenderá até 10 de julho, segundo Douglas. “Depois entra na parte de dormência das frutíferas e a poda da uva”, disse.

Além das próprias mexericas, o local também realiza o colhe e pague com outra fruta muito consumida no Espírito Santo: a uva. Mas o colhe e pague é feito de acordo com o período de safra de cada fruta.

“O da uva começa em dezembro e vai até março, no mesmo período do verão”.

A MD Frutos da Terra fica localizada em Barro Branco, no município de Conceição do Castelo, na Região Serrana do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.