
A edição de 2025 do ESX – Espírito Santo Innovation Experience, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do estado, terá como destaque o agronegócio. Pela primeira vez, o setor terá uma programação dedicada, com foco na conexão entre tecnologia, sustentabilidade e os desafios enfrentados no campo.
ESX abre espaço inédito para o agronegócio na edição de 2025
A proposta é promover uma imersão no futuro do agro capixaba, reunindo especialistas, representantes de startups, gestores públicos e privados em espaços de debate e troca de experiências.
Mais de dez startups ligadas ao setor agro participarão do evento, apresentando soluções voltadas para o aumento da produtividade, uso inteligente de dados e práticas sustentáveis já aplicadas em propriedades rurais do Espírito Santo e de outras regiões.
A programação voltada para o agro começa no dia 10 de julho, quinta-feira, com o Meetup de Agritech, no SebraeLab, às 14h. O encontro será mediado por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), Sebrae/ES, OCB/ES e outros parceiros, e deve reunir lideranças do ecossistema de inovação e do setor agropecuário para discutir os principais desafios e oportunidades na área.
Na sequência, o Espaço Conexão recebe o painel “Organizando um Ecossistema do Agronegócio Capixaba”, com mediação de Evandro Milet, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), e participação de Michel Tesch, subsecretário da SEAG.
Na Arena da Inovação, será realizado o painel “AgroTech em Campo: Inovações das Startups e Transformação Digital”, com a presença de Pedro Henrique Mannato Coutinho, CEO da startup Olho do Dono, e Luciano, CMO da Certificafé.
Sustentabilidade no Agronegócio
A programação agro se estende até o sábado, dia 12 de julho, com um painel sobre sustentabilidade nos negócios também na Arena da Inovação. O debate contará Pedro Malta (Peterson Solutions) e Aureliano Nogueira da Costa (Brazilian Spices Association), discutindo como a inovação pode contribuir para práticas mais sustentáveis no campo.
Além dos debates e apresentações, o evento contará com dois espaços voltados à valorização da produção rural capixaba. O Café Hall Sicoob vai oferecer cafés com Indicação Geográfica do Caparaó e das Montanhas do Espírito Santo, além de cacaus especiais da IG Linhares.
Já a Cafeteria Incaper SEAG terá curadoria do projeto Mulheres do Café e será voltada exclusivamente às mulheres produtoras de café e cacau, com foco no protagonismo feminino na agricultura.