Moradores do Nova Aliança ficam sem água em Ribeirão Preto, SP, e pedem solução


Desabastecimento afeta residências e comércios há meses, mas se intensificou na última semana. Saerp diz que teve problemas em bomba substituída em poço artesiano. Moradores enfrentam problema no abastecimento de água em Ribeirão Preto
Moradores do Jardim Nova Aliança, na zona Sul de Ribeirão Preto (SP), reclamam que a falta d’água no bairro se agravou na última semana. O problema, segundo eles, já dura meses, mas desde quinta-feira (3) as caixas estão completamente vazias.
O desabastecimento ocorre principalmente em ruas ao redor da Avenida Braz Olaia Acosta. Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, imóveis de pelo menos oito vias são afetados, incluindo comércios e residências.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Os síndicos chegam a ter que comprar caminhões pipa com recursos dos condomínios para abastecer os prédios.
Caminhão pipa da Saep abastece prédios no Jardim Nova Aliança, zona Sul de Ribeirão Preto, SP
Redes Sociais
O administrador de empresas Geraldo Vinicius diz no prédio dele virou rotina armazenar água em galões para tarefas básicas de uma casa.
“Virou uma rotina cansativa e péssima, porque você chega do trabalho à noite e tem louça para lavar, não tem água para cozinhar, tem que lavar uniforme e não tem água para lavar. E aí está ficando cada vez pior, porque a falta d’água está aumentando”, diz.
Durante a reportagem, a EPTV flagrou caminhões pipa da Secretaria de Água e Esgoto (Saerp) abastecendo prédios. De acordo com Geraldo, várias relações sobre o serviço já foram feitas, mas não há uma solução eficaz.
“[Dizem] Que vai vir água, que o poço está com problemas, mas a água não está sendo suficiente para o abastecimento das caixas do prédio para nosso consumo. Já faz muito tempo que esse problema continua e não tomaram nenhuma medida eficaz ainda para que nos dê segurança. Queremos o mínimo quando chegamos em casa, tudo limpo, o descanso”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
Parque da Festa do Peão de Barretos recebe investimentos de R$ 20 milhões e ganha estação de tratamento de água
O que diz a Saerp
Em nota, a Saerp informou que o poço CDHU que abastece parte do bairro Nova Aliança apresentou problemas na bomba submersa que foi trocada na última quarta-feira (2).
Segundo a Saerp, foram necessários ajustes e regulagens para que o poço funcione com eficiência, o que demandou um período de tempo. A previsão é que até o final desta segunda-feira (7), o abastecimento seja normalizado.
Ainda de acordo com a secretaria, por se tratar de um poço antigo, construído na década de 1990, o equipamento pode apresentar problemas. Novos projetos para o abastecimento no Nova Aliança estão em desenvolvimento.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.