
Jéssica Araújo Barbosa, que encontrou na arte das tranças uma forma de superação, leva seu trabalho à feira que destaca talentos e negócios da periferia, nos dias 18 e 19 de julho, na capital mineira. Trancista de Passos é selecionada para evento em Belo Horizonte
A trancista Jéssica Araújo Barbosa, moradora de Passos (MG), foi selecionada para participar da Expo Favela Minas, evento que valoriza negócios, talentos e empreendimentos nascidos em favelas e periferias de todo o estado.
A feira acontece nos dias 18 e 19 de julho, em Belo Horizonte, e promete reunir representantes de diversas áreas, como arte, moda, gastronomia e beleza.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Jéssica é natural de Pernambuco e vive em Passos há quase cinco anos. Com emoção, ela contou que está vivendo um momento único na carreira.
“Eu estou muito emocionada. Esses dias eu não estou nem respondendo as pessoas no Instagram, porque é muita mensagem de apoio e carinho que eu não imaginava”, disse.
Jéssica mora em Passos (MG) e foi selecionada para apresentar seu trabalho como trancista na Expo Favela Minas
EPTV/Reprodução
A paixão pelas tranças surgiu ainda na infância, quando sua mãe, mesmo sem ser profissional, cuidava do seu cabelo.
Com o tempo, Jéssica seguiu outros caminhos, mas voltou a se reconectar com a arte após o nascimento da filha. “Foi nesse momento que comecei a praticar as tranças de novo. (…) Hoje, é uma paixão. A trança virou meu refúgio e me tirou da depressão. Quando cheguei em Passos, passei por muitas dificuldades. Foi trançando outras pessoas que fui me reerguendo”, contou.
Na Expo Favela, Jéssica vai apresentar seu trabalho ao lado de uma modelo. Ela já está preparando penteados e acessórios que pretende levar prontos para o evento. “A expectativa está a mil. Estou ansiosa pra mostrar meu trabalho e aprender também com os outros participantes. Vai ter roda de conversa, bate-papo e muito conhecimento sendo trocado”, contou.
Ela embarca para Belo Horizonte no dia 17 de julho à noite. A participação na feira representa, segundo ela, uma oportunidade única de mostrar sua arte e, ao mesmo tempo, levar o nome de Passos para um espaço de destaque estadual.
Expo Favela Minas
A Expo Favela Minas é considerada uma das maiores vitrines de negócios e inovação oriundos das periferias.
A feira chega à sua 3ª edição estadual nos dias 18 e 19 de julho, com expectativa de reunir cerca de 7 mil visitantes, mais de 60 expositores e movimentar mais de R$ 5 milhões em negócios, por meio de rodadas de investimento, mentorias e conexões com o mercado.
Expo Favela Minas é considerada uma das maiores vitrines de negócios e inovação oriundos das periferias
Expo Favela 2024/CUFA-MG
Organizada pela CUFA Minas (Central Única das Favelas), em parceria com a Favela Holding, Rede Marianas Mulheres que Inspiram e Sebrae-MG, o evento busca valorizar iniciativas de empreendedores que nasceram ou atuam em comunidades e favelas. A proposta é conectar esses projetos com empresas, investidores, formadores de opinião e o grande público.
A programação inclui palestras, painéis, workshops, desfiles, apresentações culturais, além de espaços temáticos como o Cozinha Show da Favela, que traz talentos da gastronomia periférica em um formato de reality.
Também estão previstas rodas de conversa, exposições de moda, tecnologia e arte, com foco em diversidade, inovação e impacto social. A participação é gratuita para visitantes, e os empreendedores selecionados são previamente avaliados em editais ou indicados por projetos sociais e incubadoras de impacto.
Expo Favela Minas Gerais acontece nos dias 18 e 19 de julho em Belo Horizonte
Expo Favela 2024/CUFA-MG
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas