Tem início nesta terça-feira (8) a circulação do projeto Viva o Tambor na Escola, que vai levar para sete cidades do Rio Grande do Sul uma série de atividades e conteúdos histórico-culturais sobre os tambores gaúchos.
Idealizada pelo artista Kako Xavier, a iniciativa vai passar por 13 escolas da rede pública de ensino, começando por Pelotas e passando pelos municípios de Rio Grande – Ilha da Torotama, Pedro Osório, Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Piratini e Caçapava do Sul. Serão unidades de ensino rurais, quilombos, assentamentos e escolas urbanas.

Aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) da Secretaria de Cultura do Estado, o projeto, desde 2015, une cultura e educação, recuperando a história dos tambores gaúchos no ambiente escolar. O conteúdo programático foi construído com base em 30 anos de pesquisas feitas por Kako Xavier. A circulação das atividades também é uma comemoração à esta caminhada feita pelo artista.
Xavier define a atividade como “uma celebração do dia de tambor nas escolas”. Ocorrerão bate-papos com professores, roda de conversa e oficinas com os alunos, apresentação musical com banda e a exibição do curta A Turma do Tamborito, idealizado pelo artista, sob encomenda do projeto Música A Mil, do Sesc/RS. “Cada atividade será direcionada para um público específico de estudantes, de acordo com a faixa etária”, explica.

Serão trabalhados três tipos do instrumento percussivo: o Tambor Praieiro (tambor do Litoral Sul, criado por Kako Xavier em 2017), o Tambor de Sopapo (tambor das charqueadas), e o Tambor de Mão (tambor da fronteira com o Uruguai). De acordo com o músico, “o conteúdo fortalece a identidade afro do nosso estado e populariza entre os estudantes, histórias ainda pouco contadas nos livros”.
“Para envolver ainda mais a comunidade escolar, a iniciativa também busca a participação de um ‘talento’ da escola para participar da apresentação musical. Com certeza será mais um momento especial deste projeto”, comemora o artista.
Ao lado de Kako Xavier, também pegam estrada os músicos Estela Polidori, Leu Kalunga, Alinson Alanis e Gabriel Soares, os técnicos Pablo Piñeyro, Maihron Mattos, Ah Nense e Fábio Gênesis e a produtora executiva Mari Neuwald.
Programação
Pelotas – 8 de Julho de 2025
Colégio Municipal Pelotense
Rio Grande – Ilha da Torotama – 9 de Julho de 2025
Escola Municipal Educação Fundamental (Emef) Cristóvão Pereira de Abreu
Pedro Osório – 10 de Julho de 2025
Emef General Osório e Emef Getúlio Vargas
Arroio Grande – 11 de Julho de 2025
Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde
São Lourenço do Sul – 15 de Julho de 2025
Emef Germano Hubner, Emef Maximiliano Strauss, Emef Rodolpho Kruger e Emef Castro Alves
Rio Grande – 16 de Julho de 2025
Emef Cidade do Rio Grande
Piratini – 17 de Julho de 2025
Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Pretto
Caçapava do Sul – 18 de julho de 2025
Emef Augusto Vitor Costa

O post Projeto ‘Viva o Tambor na Escola’ leva a história e a cultura dos tambores gaúchos para alunos do RS apareceu primeiro em Brasil de Fato.