Kremlin comenta ameaça tarifária de Trump: Brics nunca será contra países terceiros

O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, comentou nesta segunda-feira (7) a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre possíveis tarifas adicionais para os países que apoiam o Brics — bloco de países do Sul Global que agrega, entre outros membros, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em novo ataque ao grupo, Trump disse que “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa adicional de 10%”. “Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”, completou, em postagem na rede social Truth Social.

Em resposta, o porta-voz de Putin afirmou que a interação dos Estados que fazem parte da associação nunca foi e nunca será direcionada contra quaisquer terceiros países.

“De fato, vimos tais declarações do presidente Trump, mas é muito importante notar aqui que a singularidade de uma associação como o Brics reside no fato de ser uma associação de países que compartilham abordagens comuns, uma visão de mundo comum sobre como conduzir a cooperação com base em seus próprios interesses. E essa interação dentro do Brics nunca foi e nunca será direcionada contra quaisquer terceiros países”, disse Peskov.

O fala de Donald Trump foi feita no contexto da realização da Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro (RJ). Ao término do primeiro dia do encontro, os líderes do grupo divulgaram uma declaração conjunta manifestando preocupação com a escalada do protecionismo liderado por Washington.

Nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o encerramento da cúpula avaliou que a declaração de Donald Trump foi irresponsável e defendeu a soberania das instituições brasileiras, afirmando que o Brasil não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”

“Sinceramente, eu nem acho que eu deveria comentar, porque eu não acho uma coisa muito responsável e séria o presidente da república de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet”, disse Lula.

O post Kremlin comenta ameaça tarifária de Trump: Brics nunca será contra países terceiros apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.