
A Fundação Municipal Egberto Tavares (Funtitec), instituição pública responsável por fomentar a cultura, a tecnologia e as telecomunicações em Feira de Santana, completou duas décadas de atuação no município. Uma solenidade, realizada na própria sede da entidade nesta segunda-feira (7), celebrou a trajetória da instituição.
O órgão é considerado uma ferramenta estratégica no fomento à inovação tecnológica em Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade, o jornalista Marcílio Costa, irmão da personalidade que dá nome à entidade, falou sobre a importância de a fundação atingir a marca de 20 anos de atividade.

“É um misto de alegria, por ver Egberto ser lembrado, essa fundação ter seu nome é assim uma coisa que fará com que ele seja sempre lembrado para a gente, e uma tristeza de ter perdido não só o meu irmão, mas uma grande figura, porque Egberto tinha qualidades muito grandes como profissional e como pessoa. Todos que conviveram com Egberto sabem o quanto ele era uma pessoa afável, que gostava sempre de fazer aquilo que tinha a cidade de Feira de Santana por trás”, disse Marcílio.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) esteve presente na solenidade em comemoração ao aniversário da Funtitec. O gestor, que foi o responsável pela implementação da fundação ainda no primeiro mandato como prefeito de Feira de Santana, reconheceu a importância do marco e deu sinais de que está empenhado em ampliar a atuação da entidade.

“Nós estamos até trabalhando para ver se a gente consegue um projeto com o objetivo de tentar ampliar esse espaço aqui. [A fundação é uma realidade] com certeza há muitos anos; agora, como tudo na vida, precisa ser mais ampliado, mais inovações precisam ser feitas para acompanhar o desenvolvimento que a gente vê pelo mundo afora. Nós estamos estudando isso, estamos pesquisando isso e estamos dando andamento a algumas coisas”, disse o prefeito.
Antônio Carlos Daltro Coelho, presidente da Fundação Egberto Costa, disse em entrevista ao Acorda Cidade que está muito satisfeito com as contribuições que a Funtitec vem dando ao município ao longo desses exatos 20 anos. O presidente destacou a realização de projetos importantes no campo da cultura, como os festivais Vozes da Terra, de música gospel, e o Teatro Vai aos Bairros.

“A Fundação teve um avanço muito grande na área tecnológica. Chegamos a ter no município de Feira de Santana 150 rádios instalados em artérias e praças da cidade, a maior parte desses aparelhos de rádio na zona rural, na sede dos distritos e povoados, justamente porque o homem do campo não tem o privilégio de ter o sinal da telefonia celular”, disse o presidente.

“Nós temos hoje uma rede de fibra óptica em torno de 340 quilômetros, que atende a Prefeitura Municipal, todas as secretarias municipais e seus departamentos. Atende as 250 escolas municipais e vai nos proporcionar essa rede para que possamos chegar à zona rural com brevidade”, complementou Antônio Carlos.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram