Projeto do deputado Márcio Marinho para criar Dia Nacional da Capoeira é aprovado na CCJ

capoeira
Foto: Agência Brasileira de Cooperação

Uma luta antiga do deputado federal Márcio Marinho obteve um grande avanço na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 7536/2010, de autoria do parlamentar, que institui o Dia Nacional da Capoeira, a ser celebrado em 15 de julho.

Em sua justificativa, Marinho destacou o valor cultural e histórico da capoeira e lembrou que a prática se desenvolveu no Brasil por intermédio dos africanos escravizados, que passaram a praticar formas de luta para resistir, cultural e fisicamente, aos abusos da sociedade escravocrata.

Deputado Marcio Marinho
Marcío Marinho | Foto: Júlio Dutra

“Meu intuito com a proposta é valorizar a capoeira. Sendo 15 de julho a data na qual o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu oficialmente a capoeira como patrimônio cultural brasileiro, creio ser relevante reafirmar nesta data o seu reconhecimento, instituindo o Dia Nacional da Capoeira”, destacou o deputado.

O parlamentar ainda salientou o papel social importante que a luta exerce, fomentando o esporte. “Essa manifestação cultural afro-brasileira conquistou o mundo e é praticada em mais de 160 países, por pessoas de todas as idades. Faltava um dia emblemático para chamar de Dia Nacional da Capoeira”, afirmou.

O projeto agora segue para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.