
Cantora gospel mora no Recife e é acompanhada por equipe médica em casa. Laudos indicam que sequelas são irreversíveis. Foto mais recente de Amanda Wanessa, que recebeu visita da amiga cantora Ruthe Dayanne
Reprodução/Instagram
Quatro anos após o grave acidente de trânsito que sofreu em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a cantora gospel Amanda Wanessa permanece em coma vigil, condição em que a pessoa abre os olhos e respira sem aparelhos, mas não tem consciência do que acontece ao redor (entenda mais abaixo).
📲 Siga os perfis do Bom Dia PE, do NE1 e do NE2 no Instagram
Desde 2023, Amanda recebe cuidados em casa, no Recife, onde mora com o marido, Dobson Santos, e a filha Mel, de 12 anos. Segundo a família, o quadro dela é considerado irreversível, mas estável.
A artista se alimenta por sonda, não fala, não se comunica e não reconhece pessoas, mas mantém o ritmo de sono e vigília, respirando sem ajuda de aparelhos.
Ela é acompanhada por uma equipe de profissionais que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. Segundo o marido, a rotina envolve terapias quase diárias, com foco em evitar complicações e preservar o bem-estar físico da cantora.
“O quadro é irreversível, tem até laudo. A gente sempre segue acreditando, tendo fé, do que Deus vai fazer. A gente sabe que a recuperação é lenta, mas tudo depende da consciência dela voltar. A parte cognitiva dela não teve reação. O que a gente espera é da parte da fé, de Deus fazer algo a mais. Ela está bem clinicamente, quadro estável, sem nenhuma complicação respiratória”, contou Dobson Santos.
Na quinta-feira (10), Amanda recebeu a visita da também cantora gospel Ruthe Dayanne, com quem gravou a música Mapa do Tesouro, em 2018. Foi a primeira vez que as duas se encontraram desde o acidente. Ruthe e o marido passaram a noite com a família, cantaram e oraram juntos.
“Ela não tem essa consciência, mas [o contato com outras pessoas] é importante pelo lado espiritual. As pessoas que vêm, sempre de alguma forma a gente está cantando, orando, buscando Deus naquele momento até mesmo de gratidão por Amanda ser um milagre”, afirmou.
🧠 O que é coma vigil?
O coma vigil, também chamado de estado vegetativo, é uma condição neurológica em que a pessoa não está em coma profundo, mas também não acordou de fato. O paciente pode abrir os olhos, respirar sozinho e ter alguns reflexos, mas não interage com o ambiente e não tem consciência.
É comum que pacientes nesse estado passem anos sob cuidados intensivos. Em muitos casos, as funções cognitivas não retornam, e o foco do tratamento passa a ser o controle de infecções, manutenção da postura e prevenção de lesões de pele.
Relembre o acidente
Cantora Amanda Wanessa tem alta do hospital
Amanda Wanessa sofreu o acidente em 4 de janeiro de 2021, quando dirigia um carro que colidiu com dois caminhões na PE-60. No veículo estavam também a filha dela, o pai e uma amiga. A cantora ficou gravemente ferida e foi levada para o Hospital Português, no Recife, onde passou 642 dias internada.
De acordo com a perícia da Polícia Civil, Amanda dirigia a 130 quilômetros por hora no momento da colisão, e teria provocado o acidente. O inquérito foi concluído sem responsabilização criminal.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias