
Filme ‘O Silêncio das Ostras’ estreou nos cinemas no fim de junho. Atriz mirim de Jacareí é protagonista em filme que fala sobre o desastre de Mariana e Brumadinho
Arquivo pessoal
Uma atriz mirim de Jacareí, no interior de São Paulo, é a protagonista de um filme nacional, que fala sobre a tragédia ocorrida nas cidades de Mariana (MG) e Brumadinho (MG).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O filme ‘O Silêncio das Ostras’, do diretor Marcos Pimentel, conta com a participação da atriz Lavínia Castelari, de 12 anos, e chegou aos cinemas no fim do mês passado.
“Ela foi convidada para ser a protagonista do filme Silêncio das Ostras através do primeiro filme que ela fez, quando ela tinha 6 anos, A Felicidade das Coisas. E aí o diretor Marcos Pimentel assistiu ao filme e entrou em contato comigo. A gente trocou telefone e fomos conversando”, explicou a mãe de Lavínia, Gisele Castelari.
Atriz mirim de Jacareí é protagonista em filme que fala sobre o desastre de Mariana e Brumadinho
Arquivo pessoal
Na ocasião, Lavínia estava com 9 anos quando as cenas foram gravadas, em 2022.
“A gravação foi em 2022, a gente ficou uns três meses lá em Minas. A gravação foi em Matipó, numa vila. Quando a Lavinia gravou o primeiro filme, ela passou por teste com mais de 100 crianças da idade dela. Aí veio a pandemia, parou tudo”, contou.
Além de Lavínia, outros atores, como Bárbara Colen e Lucas Oranmian também estrelam o filme.
O filme narra a vida de uma garota que nasceu numa vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com sucessivas perdas. Com o fim da mineração, o local se transforma em uma cidade-fantasma, mas a jovem permanece no local, até que o rompimento de uma barragem dizima a região. Lavínia interpreta a personagem na fase criança e Bárbara Colen faz a fase adulta.
“Foi surreal fazer esse filme em todos os sentidos, porque não foi só um filme, não foi ficção, foi real, porque fala sobre o desastre de Mariana e de Brumadinho”, contou.
Atualmente, o filme ‘O Silêncio das Ostras’ está em cartaz nos cinemas das grandes capitais, mas, segundo a mãe, o filme deve ser apresentado de graça em breve na Fundação Cultural de Jacareí: no dia 30 de agosto.
Em 2022, a atriz mirim ajudou a eternizar a história da cantora Gal Costa, ícone da música popular brasileira que faleceu naquele ano. A atriz Lavínia Castelari interpretou a cantora quando criança no filme “Meu nome é Gal”.
Filme sobre Gal Costa terá atriz de Jacareí
Atriz mirim de Jacareí é protagonista em filme que fala sobre o desastre de Mariana e Brumadinho
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina