
Zaara também atuou em operações nas chuvas em Petrópolis (RJ) e enchentes em Pernambuco. Agora, ela vai curtir a aposentadoria e deve atuar em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais. Zaara é uma labradora, treinada desde os três meses para atuar como “bombeira de quatro patas”.
CBMSC
🐾Com faro apurado e um coração gigante, a cadela Zaara se aposentou oficialmente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) neste domingo (13), após mais de nove anos dedicados a missões de busca e resgate.
Ela foi dupla do sargento Carlos Alexandre de Souza, em Brusque, no Vale do Itajaí. Ao longo da carreira, Zaara participou de grandes operações de resgate, como:
O desastre de Brumadinho (MG)
As chuvas em Petrópolis (RJ)
As enchentes em Pernambuco
Três missões no Rio Grande do Sul
O ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio (SC)
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Zaara é uma labradora treinada desde os três meses de idade. Aos dois anos e meio, após um intenso período de preparação, conquistou sua certificação e passou a atuar como “bombeira de quatro patas” ao lado do sargento De Souza.
Ela também foi a primeira cadela de resgate da segurança pública no Brasil autorizada a embarcar em voos comerciais com seu condutor durante missões.
A partir de agora, Zaara vai curtir a aposentadoria longe das operações de campo, e deve atuar em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais, sempre ao lado do sargento, com quem vive desde o início da carreira.
LEIA MAIS:
Cena rara: filhote semialbino de baleia-franca é flagrado ao lado da mãe no litoral de SC; VÍDEO
Idosa emociona ao entregar bolo a policiais que faziam blitz em SC, e vídeo viraliza
Bombeiros de 4 patas
Na imagem, o binômio Cabo De Souza e Zara, de Brusque.
CBM/Divulgação
A cadela Zaara é irmã de Chewbacca, Barney e Bravo, cachorro que integrou a primeira equipe catarinense a ir a Petrópolis. Os quatro são filhos de Ice, cão guarda-vidas aposentado em 2018.
A cadela também foi notícia no início do ano, após ser picada por uma cobra durante as buscas por uma idosa em Campo Alegre, no Oeste catarinense. Zaara recebeu soro antiofídico.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias