
O Espírito Santo é um estado pequeno em território, mas gigante em biodiversidade. Em cada canto, a natureza pulsa e revela paisagens únicas, ecossistemas ameaçados e uma riqueza biológica que inspira cuidado, ciência e aventura.
E é exatamente essa conexão entre beleza e preservação que move a coordenadora das unidades de conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Joseany Trarbach, convidada do novo episódio do PodNatureza.
Com raízes no interior de Domingos Martins e formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Josy trilhou um caminho de paixão e compromisso com a conservação ambiental.
Hoje, é uma das principais vozes na defesa das 17 unidades de conservação estaduais e na articulação da Rede Capixaba de Trilhas. O projeto que integra ecoturismo, identidade local e desenvolvimento sustentável.
Entre as unidades que “moram no coração”, como ela mesma diz, estão três joias do patrimônio capixaba:
- o Parque Estadual Paulo César Vinha, com suas restingas raras e o sapinho endêmico Melanophryniscus setiba;
- o Parque Estadual de Forno Grande, com trilha rústica e exuberante nas montanhas do interior;
- e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, única com porção marinha, guardiã da nossa biodiversidade costeira.
Cada uma dessas áreas protege espécies, garante o abastecimento de água, movimenta o turismo de base comunitária e serve como palco para educação ambiental.
A unidade de conservação é a base da vida. Garante serviços ecossistêmicos gratuitos e ainda fomenta a economia
Joseany Trarbach, coordenadora das unidades de conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)
A coluna é um convite: conheça, valorize e proteja as unidades de conservação capixabas. Porque amar a natureza é também preservá-la.
🎧 Assista agora ao episódio completo no canal do YouTube Folha Vitória!