
A segunda edição da ES Construção Brasil terá foco em negócios e tecnologia. A maior feira de construção civil do Estado, no Pavilhão de Carapina, pretende unir fornecedoras, compradoras e startups em rodadas de negócios. A expectativa do Sebrae é superar os R$ 6,4 milhões em negócios firmados nas rodadas, que seguem até esta quinta (18). Participam 48 empresas compradoras e 75 fornecedoras, além de 20 startups ligadas a áreas como sustentabilidade, tecnologia, engenharia e logística.
Durante a cerimônia de abertura, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destacou o papel da feira no fortalecimento da economia capixaba. “O Espírito Santo é o Brasil que dá certo. É um foguete que não dá marcha à ré. Estamos vendo desenvolvimento, geração de emprego e prosperidade compartilhada. A construção civil, com foco em inovação e sustentabilidade, expressa o que há de melhor no nosso Estado”, afirmou.
As rodadas de negócios aproximam construtoras como MRV, Sá Cavalcante, Galwan, Argo e CG Engenharia de fornecedores de materiais, tecnologias e serviços especializados. As startups também têm espaço para apresentar soluções em construção 4.0, gestão de resíduos, impressão 3D, automação, logística e marketing. “A integração dessas frentes impulsiona produtividade e reduz custos no setor”, explicou Ricardo Capua, diretor técnico do Sinduscon-ES.
Construção e cidades inteligentes
Com o tema “Inovação e Sustentabilidade: construindo o futuro das cidades”, a feira também abriga painéis técnicos sobre cidades inteligentes, impactos da reforma tributária, segurança jurídica e novas tecnologias aplicadas à construção civil.
“A construção precisa se adaptar a mudanças climáticas e incorporar soluções que tornem as cidades mais resilientes, inclusivas e eficientes”, defende Myriam Tschiptschin, do Centro de Tecnologia da Edificação (CTE).
Felipe Stracci, responsável pela revitalização do Parque Ibirapuera em São Paulo, foi um dos palestrantes do primeiro dia de evento. Para ele, o futuro das cidades passa por mobilidade, infraestrutura eficiente e preservação de recursos. “A cidade precisa funcionar bem para gerar economia e qualidade de vida. Esse equilíbrio exige planejamento urbano inteligente”, afirma.
Nesta quinta, segundo dia da feira, haverá debates sobre temas econômicos e jurídicos. A reforma tributária será debatida pelo deputado Reginaldo Lopes e o presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), Fernando Guedes. Já o ministro do TCU, Antônio Anastasia, falará sobre segurança jurídica.
Serviço:
2ª ES Construção Brasil
Data: até 18 de julho
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Carapina, Serra – ES
Informações e inscrições: https://esconstrucaobrasil.com.br
Entrada e estacionamento: Gratuitos