ES pode ganhar parque para preservar saíra-apunhalada; entenda

Foto: Gustavo Magnago

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma consulta pública na última quinta-feira (10) sobre a proposta de criação do Parque Estadual da Saíra-Apunhalada, na região de Caetés, em Vargem Alta.

A saíra-apunhalada é uma ave nativa da Mata Atlântica, mais especificamente na região Serrana do Espírito Santo, nos municípios de Castelo, Santa Teresa e Vargem Alta.

A espécie é uma das com maior risco de extinção no mundo, com apenas 20 pássaros conhecidos. O nome da ave surgiu por conta da garganta avermelhada, que remete a uma ferida de punhal.

Mapa do Parque Estadual da Saíra Apunhalada
No mapa em destaque aparece o Parque Estadual da Saíra-Apunhalada e em verde claro a zona de amortecimento. Foto: Iema/Divulgação

A consulta pública é uma etapa prevista na legislação para garantir a participação social na criação de unidades de conservação. Ela foi realizada em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

A criação de unidades de conservação é uma ação estratégica para a proteção da biodiversidade. Esse processo de escuta é fundamental para garantir que o parque nasça com legitimidade social e técnica, valorizando o território e as pessoas que vivem nele, afirmou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.

A reunião aconteceu no auditório da Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual, e contou com a presença de representantes da comunidade local, proprietários de áreas que poderão ser desapropriadas e autoridades.

Estiveram presentes o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada; o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello; o vice-prefeito, Eugênio Agrizzi; o secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello; membros do Ministério Público Estadual, do Comitê de Bacias e da Seama.

Após a realização da audiência, o processo entra em fase de recebimento de contribuições. Os estudos técnicos que embasaram a proposta de criação do parque e os limites sugeridos para a unidade e sua zona de amortecimento, estão disponíveis para consulta e sugestões no site Iema, até o dia 30 de julho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.