
A Athena Saúde, terceira maior empresa de medicina de grupo do Brasil, segue apostando forte na expansão de sua presença no Espírito Santo. Com 430 mil vidas no estado — incluindo 60 mil incorporadas apenas no ano passado —, o grupo vê espaço para ampliar ainda mais seu alcance, especialmente no interior e nas principais cidades capixabas.
Segundo Diego Viana, diretor regional da Athena Saúde, apesar de o Espírito Santo ser o quarto estado brasileiro em penetração de planos de saúde, cerca de dois terços da população local continuam sem acesso a um convênio. O cenário aponta, para o executivo, um potencial significativo de crescimento impulsionado também pelo dinamismo econômico do estado.
“O Espírito Santo mantém baixa taxa de desemprego, tem indústrias fortes, setor portuário em expansão, com mais empregos surgindo nos próximos anos, tem um potencial muito grande de crescimento”, ressalta.
Com 14 clínicas, quatro unidades de pronto atendimento e dois hospitais no Estado, o grupo agora foca em regiões estratégicas como Linhares, Colatina e na Grande Vitória, onde a demanda por serviços de saúde segue em alta. Entre os projetos estruturais mais recentes está o Vitória Apart Vila Velha, que deve começar a funcionar ainda em 2025, reforçando a aposta na expansão da estrutura hospitalar. O novo hospital vai contar com 110 leitos, podendo expandir para até 190 leitos hospitalares, Pronto Socorro adulto e infantil, UTI e centro cirúrgico.
“Vila Velha terá acesso a um hospital nos mesmos moldes de excelência já reconhecidos pela população capixaba no Vitória Apart há mais de 20 anos. Um hospital com serviço assistencial humanizado, certificado pela qualidade e pela segurança do paciente. Assumimos o espaço e agora vamos preparar o hospital para a abertura, melhorar a infraestrutura, fazer algumas adequações e modernizações com um investimento inicial de R$ 7 milhões nessa primeira fase do projeto. Ao longo dos próximos anos, serão mais de R$ 20 milhões investidos. Nosso compromisso é com a saúde, a boa infraestrutura e um atendimento de qualidade”, afirma Viana.
Expansão e Verticalização dos Serviços da Athena Saúde
Responsável também pelo São Bernardo Apart Hospital e pela operadora São Bernardo Samp, a Athena Saúde defende a verticalização de serviços com uma abordagem inclusiva, como explica Viana: “Nossos hospitais não são exclusivos dos beneficiários da nossa operadora. Atendemos outros convênios e queremos ampliar ainda mais esse acesso. Não faz sentido restringir leitos apenas aos beneficiários da própria operadora, pois a saúde precisa ser acessível a todos”, argumenta.
Ao mirar o interior do estado e defender a integração entre diferentes operadoras, a Athena Saúde aposta em um modelo mais sustentável e colaborativo, buscando consolidar sua liderança e contribuir para o avanço da saúde suplementar no Espírito Santo.
“Nosso foco é oferecer sempre o melhor para os capixabas. Hoje no Vitória Apart, 50% dos leitos são ocupados por beneficiários da São Bernardo Samp, a outra metade é ocupada por pacientes de outras operadoras. O setor de saúde precisa desse equilíbrio. Caso contrário, cada operadora, ao chegar em uma nova cidade, teria que construir um novo hospital. Isso gera uma concorrência por colaboradores e por corpo clínico. Não é saudável”, defende o diretor regional da Athena.
Hospitais premiados
Reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como hospital de excelência há mais de 15 anos, e classificado como ONA nível 3, o Vitória Apart também foi eleito o melhor hospital do Espírito Santo, pela revista americana Newsweek. O hospital é o 22º colocado na lista que reúne os 100 melhores hospitais privados do Brasil, e o mais bem colocado do Espírito Santo. Além disso, o Vitória Apart é o primeiro hospital capixaba, incluindo instituições públicas e privadas, a receber o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Já o São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, recebeu o selo de “UTI Top Performer”, concedido às unidades de terapia intensiva do Brasil que apresentam alta eficiência. A UTI do São Bernardo Apart é a única no norte do Espírito Santo a receber essa certificação. A avaliação leva em conta critérios como baixa taxa de mortalidade, tempo de permanência do paciente na unidade e a utilização correta de recursos.