Hospital Dom Pedro de Alcântara é credenciado ao programa Agora Tem Especialistas

Hospital Dom Pedro de Alcântara é credenciado ao programa Agora Tem Especialistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, foi credenciado ao programa Agora Tem Especialistas. A apresentação oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), na unidade hospitalar, e contou com a presença de uma representante do Ministério da Saúde, do prefeito José Ronaldo de Carvalho e de outras autoridades municipais.

Hospital Dom Pedro de Alcântara é credenciado ao programa Agora Tem Especialistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

José Ronaldo de Carvalho destacou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o credenciamento do hospital ao programa demonstra a importância do Dom Pedro de Alcântara para Feira de Santana e para as cidades vizinhas.

“A Santa Casa sempre foi um termômetro na saúde. A juventude de hoje não tem noção do que foi esse hospital para a cidade. Antes, não existia UPA, nem o Clériston Andrade, e tudo vinha para o Dom Pedro. Hoje, é uma instituição que presta serviços para cerca de 100 municípios, nas áreas de oncologia, cardiologia, tomografia e diversos outros exames. Essa visita do Ministério da Saúde reforça a importância da Santa Casa, que continua contribuindo para oferecer assistência de qualidade aos feirenses e à população da região”, destacou.

Hospital Dom Pedro de Alcântara é credenciado ao programa Agora Tem Especialistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito enfatizou ainda que a Santa Casa tem proporcionado um grande volume de atendimentos, desde exames e consultas com especialistas até cirurgias. Ele ressaltou que o programa será importante para aumentar ainda mais essa capacidade de atendimentos. “Esperamos que, com o programa, o número de atendimentos cresça significativamente”, afirmou.

Troca de dívidas por atendimento aos pacientes do SUS

O Agora Tem Especialistas possibilita a troca de dívidas da iniciativa privada por atendimentos aos pacientes do SUS. Para operacionalizar essa medida, a portaria estabelece os componentes crédito financeiro e ressarcimento ao SUS.

Aline Costa, que é diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência e veio representando o ministro da Saúde Alexandre Padilha, explicou, ao Acorda Cidade, como funcionará a modalidade de crédito financeiro no Agora Tem Especialistas.

“Com essa modalidade, as instituições de saúde privadas, com ou sem fins lucrativos, podem compensar dívidas fiscais oferecendo serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a população, como consultas com especialistas, exames e cirurgias. No caso de instituições sem dívidas, elas poderão oferecer esses serviços e criar créditos fiscais. Estamos avançando no fortalecimento do SUS, ampliando o acesso e diminuindo o tempo de espera”, explicou.

As operadoras de planos de saúde também poderão converter as dívidas de recursos que deveriam ressarcir ao SUS em prestação de serviços especializados.

Hospital Dom Pedro de Alcântara é credenciado ao programa Agora Tem Especialistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Aline Costa explicou que o controle do programa será realizado pelos gestores de diferentes níveis (municipal, estadual e federal) e pelos próprios usuários, que terão a oportunidade de avaliar os serviços por meio do aplicativo Meus SUS Digital.

A diretora também destacou a relevância de Feira de Santana e do Hospital Dom Pedro de Alcântara para a saúde pública. “Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia. Este hospital é um dos que mais produziu serviços especializados e realizou cirurgias eletivas. Ele é prioritário para o programa devido à importância que tem para a cidade e para toda a região”, concluiu.

Carretas especializadas

O Agora Tem Especialistas também prevê a criação de uma rede de diagnóstico de câncer e, para chegar às regiões mais distantes, a expansão da telessaúde e uso de carretas especializadas. Outra frente é formação e o provimento de profissionais para ampliar a oferta de médicos especialistas no SUS.

“As carretas vão para lugares específicos, vai ser feito uma avaliação, um panejamento local para olhar as áreas de maior desafio de acesso. Vai ser um trabalho em conjunto para colocar a carreta onde a população não consegue chegar ao sistema de saúde. Também alguns lugares onde tem mais população e os serviços não comportam”, informou Aline Costa.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.