
Cão morreu após esperar quase uma semana para realizar procedimento cirúrgico
Divulgação
A publicitária, criadora de conteúdo e influenciadora digital Thaís Marques usou as redes sociais nesta sexta (18) para denunciar o atendimento oferecido ao seu cão em um hospital veterinário de Santarém, no oeste do Pará. O cachorro da raça Yorkshire morreu na quinta (17) após esperar por quase uma semana para realizar um procedimento cirúrgico.
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Ao g1, Thaís Marques contou que o cão “Ibig” de 15 anos sofreu um acidente doméstico na noite de sexta (11) na vila balneária de Alter do Chão, onde a família estava comemorando o aniversário da influenciadora. A queda provocou uma lesão grave na coluna de Ibig, comprometendo inclusive o movimento das patas traseiras.
O animal caiu de uma escada em uma altura de aproximadamente 1 metro e por se tratar de um cão idoso, ela e o marido procuraram imediatamente por um hospital veterinário com atendimento 24h em Santarém , para que ele recebesse atendimento veterinário o mais rápido possível.
Segundo Thaís, ao chegar no local, o profissional que estava no hospital veterinário era um especialista em ortopedia animal. O médico veterinário solicitou uma radiografia que constatou que Ibig havia sofrido uma lesão grave.
“Tinha um profissional especialista em ortopedia, mas ele não se sentiu capaz de fazer a cirurgia de imediato. Com isso, o meu cachorro ficou o fim de semana inteiro no hospital veterinário apenas com remédio para dor”, contou Thaís Marques.
Ainda segundo Thaís, a equipe médica do hospital veterinário informou que a cirurgia só poderia ser feita após uma tomografia que só seria realizada na segunda (14), ou seja, três dias após o acidente.
Thaís contou que enquanto isso, vários exames foram solicitados e que ela só via a conta com o estabelecimento aumentar, sem nenhum indicativo de que o procedimento cirúrgico fosse realizado. O laudo desta tomografia realizada na segunda, só foi disponibilizado na quarta (16).
“O meu cachorro já estava no desespero da dor e começou a convulsionar. Quando esse laudo saiu, o ortopedista que estava lá não se sentiu competente de fazer a cirurgia por ser de alta complexidade e no local não tinha estrutura, não tinha pinça para ele operar, então eles simplesmente nos despacharam”, continuou Thais.
Thaís e o esposo Matheus Gonçalves tiveram que levar o animal nos braços para outra clínica, onde tinham recebido a informação que também havia um profissional especialista em ortopedia animal.
Já nesta outra clínica, os tutores foram informados que o procedimento poderia ser feito, sem a necessidade da tomografia. O que gerou revolta em Thaís, por ter ficado por dias com o animal em sofrimento no hospital veterinário.
“Foi quando fomos informados que existe um protocolo e que ele deveria ter sido atendido em até 48h, pela gravidade. Fomos também informados que a radiografia dispensava a necessidade de tomografia. E por conta dessa demora, meu cachorro não resistiu. Começou a convulsionar e morreu ontem – quinta (17)”, disse a influenciadora.
Emocionada, Thaís Marques usou as redes sociais na manhã desta sexta (18) para expor o caso em uma live. A influenciadora contou aos seus seguidores que deseja justiça, para que outros animais não sofram como Ibig.
“Tivemos acesso às avaliações desse estabelecimento e vimos que outras pessoas relataram terem passado pelo mesmo que eu passei”, continuou Thaís.
A influenciadora relembrou que Ibig era considerado um filho pra ela, estando com ela em diversos momentos da vida, seja em ocasiões boas e ruins. Thais relembrou, inclusive, que o cão foi um personagem que contribuiu para que ela vencesse quadros de ansiedade e depressão.
“Esse cachorro para mim era um filho. Eu venderia o meu carro para salvar o Ibig. Eu estou indignada porque meu cachorro era forte e ainda tinha muitos anos para viver. Eu quero justiça e vou usar minhas redes sociais para isso e para que esse hospital não faça isso com outras pessoas”, finalizou Thais.
Outro lado
Apesar de Thaís Marques não mencionar o nome do estabelecimento, o g1 apurou e procurou o local para buscar um posicionamento sobre o caso.
O representante da empresa informou ao g1 que ainda não teve acesso ao conteúdo divulgado pela tutora e que deve se manifestar em breve sobre o caso, assim que tiver total conhecimento dos fatos denunciados.
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