Weverson anuncia novas creches na Serra e planeja avenida inteligente na BR-101

Weverson Meireles em entrevista para o JTVV
Foto: Reprodução/TV Vitória

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), afirmou que, em parceria com o governo do Espírito Santo, vai construir mais seis creches no município e ampliar outras duas unidades. As obras anunciadas têm o objetivo de fortalecer a educação infantil e aumentar a oferta de vagas na cidade, segundo o gestor.

Weverson também disse que um dos objetivos de sua gestão é levar para o trecho da BR-101 que corta a Serra o projeto da “avenida inteligente“, já implementado e testado na Avenida Eldes Scherrer Souza.

Quando municipalizarmos a BR-101, nós teremos condições de levar todo esse sistema da avenida inteligente para a BR-101. Sincronismo no semáforo, maior segurança para o pedestre, fluidez para quem atravessa a via. 

O prefeito falou sobre os projetos em entrevista à colunista de política Patrícia Scalzer, da TV Vitória, para o canal do Jornal da TV Vitória no YouTube. 

A conversa faz parte de uma série com os prefeitos da Grande Vitória sobre os primeiros 180 dias do mandato, iniciado em janeiro deste ano. 

O objetivo é que os eleitos em outubro de 2024 possam expor os feitos nestes primeiros seis meses e também o que ainda está por vir. Para isso, os gestores entrevistados comentam sobre diversas áreas, como segurança pública, educação, economia e política.

Confira a entrevista com Weverson Meireles

Como têm sido estes primeiros meses como prefeito?

Tem sido uma experiência cada vez mais motivadora. A cidade da Serra apostou na renovação segura e eu tenho andado pela cidade, em todos os cantos da nossa cidade, e tem sido uma experiência ver o feedback da nossa população, das decisões que nós estamos tomando com responsabilidade e com organização. 

Então, isso tem me motivado cada vez mais a dar continuidade nesse grande legado. E esse é um grande desafio: levar adiante o trabalho de excelência que Sergio Vidigal deixou para a nossa cidade. 

Já tivemos entregas que merecem destaque? 

Muitas entregas. A educação, que eu disse que seria prioridade da nossa gestão, está sendo. Nós inauguramos a nossa escola de tempo integral no Residencial Jacaraípe. São 400 vagas, é a nona escola em tempo integral da cidade.

Isso nos deu muito orgulho, nos dando a oportunidade de dar segurança a essas famílias, de deixar ali conosco um bem mais precioso, que é o filho, para que nós possamos oportunizar a qualidade da aprendizagem desse aluno. 

Também no campo da educação, nós anunciamos esta semana o reajuste salarial para os professores. Até o final deste ano, nós teremos um reajuste de 4,78% para todos os professores da nossa rede municipal de ensino. 

Ainda neste ano, dando continuidade ao concurso que o Vidigal deixou completamente organizado, nós efetivamos 895 novos professores para nossa rede municipal de ensino. Ou seja, nós tivemos um reforço de quase 900 professores que já estão conosco, já estão na ativa, nos oportunizando a melhoria da qualidade de ensino da nossa cidade da Serra. 

E anunciamos agora, em parceria com o governador Renato Casagrande, seis novas creches e duas ampliações, para que nós possamos ampliar cada vez mais a oferta de vagas da nossa educação infantil. 

Como está o projeto da Universidade da Criança?

Hoje nós temos o terreno já regularizado para que nós possamos dar continuidade a esse projeto. Este ano de 2025 tem sido um ano atípico no que tange à economia, não só da Serra, mas de todo o país. 

Então, nós estamos com muita organização, com muito planejamento, tomando a decisão na hora certa. O projeto está ativo, pronto. Agora nós temos que entender o melhor momento de iniciar esse processo licitatório para que, ao longo dessa gestão, nós possamos dar essa importante notícia para a Serra. 

A vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, é uma delegada de carreira. Essa escolha tem alguma relação com a sua preocupação com a segurança pública?

Com toda certeza, tem todo esse simbolismo. Para além da função de delegada que a Gracimeri representa, pela carreira respeitada que teve na Polícia Civil, ela também pauta com muita sabedoria as políticas públicas para as mulheres.

Então, junto com a Gracimeri, nós estamos lutando contra a violência contra a mulher. Nós estamos fazendo um trabalho de fortalecimento da segurança pública da nossa cidade. 

Sobre a nossa Guarda Municipal, nós terminamos o curso de formação no início deste ano e, no dia de hoje, nós nomeamos 50 novos guardas municipais para que nós possamos dar ainda mais robustez à segurança pública da nossa Serra.

Hoje, nós temos 142 guardas municipais ativos na cidade, então nós vamos agora para 192 guardas municipais defendendo a nossa população. 

Agora falta ainda, deste concurso, 88 novos aprovados e nós estamos caminhando com planejamento e organização para também compartilhar essa importante notícia da nomeação logo dentro do nosso planejamento. 

Mas a Gracimeri é quem pilota a segurança pública na cidade, junto com a Polícia Civil, junto com a Polícia Militar. Fizemos operações importantes no nosso município e estamos agora com o menor índice de homicídio da série histórica desde 1996.

Segurança pública é um desafio diário e nós queremos aperfeiçoar ainda mais em parceria com todas as forças de segurança do Estado. 

Sobre a avenida inteligente lançada na Serra: esse projeto vai ser expandido? E qual é a primeira avaliação que o senhor faz dessa avenida? 

Nós lançamos a primeira avenida 100% inteligente do estado do Espírito Santo. Isso é motivo de muito orgulho da nossa gestão e a cidade já deu feedback positivo. Nós avaliamos positivamente, os nossos engenheiros de trânsito fizeram todo o estudo prévio e fizeram o estudo pós-avenida inteligente inaugurada. 

O que é avenida inteligente? Para além da sinalização, aquela sinalização no braço semafórico que aumenta em 300 metros a capacidade do motorista visualizar o semáforo, nos semáforos da Avenida Eldes Scherrer Souza, agora nós temos câmeras com uso de inteligência artificial. Essa inteligência artificial prioriza onde tem o maior fluxo. Por exemplo, no entroncamento da Eldes Scherrer com a Norte Sul. Ela prioriza onde tem o maior fluxo e dá fluidez àquele trânsito. 

Para além disso, nós temos a sincronização dos semáforos. Se você estiver aqui no início da Eldes Scherrer, você já vê todos os semáforos sincronizados. E para a segurança do pedestre, a faixa de pedestre também é iluminada. Ela também aponta para o pedestre o sinal verde ou o sinal vermelho, para que ele possa atravessar com segurança. 

Instalamos botoeiras que dão prioridade a pessoas com mobilidade reduzida ou idosos. E todo esse trabalho é um trabalho que já foi avaliado positivamente na Eldes Scherrer. Todo esse trabalho é um projeto-piloto para que nós possamos, no processo da municipalização da BR-101, levar para a BR-101 essa conquista. 

Quando municipalizarmos a BR-101, nós teremos condições de levar todo esse sistema da avenida inteligente para a BR-101. Sincronismo no semáforo, maior segurança para o pedestre, fluidez para quem atravessa a via. 

E no que tange à mobilidade, eu preciso compartilhar que nós assinamos a nossa primeira operação de crédito internacional, são US$ 57 milhões, e essa operação de crédito está vinculada a duas importantes obras de mobilidade na cidade: a nossa terceira via, que vai ligar Praia de Carapebus a Jardim Camburi. Nós vamos passar por dentro das áreas doadas pela ArcelorMittal e pela Vale. 

Agora, nós estamos em fase de desapropriação dessas áreas para iniciar o processo licitatório e dar ordem de serviço desse que, sem dúvida alguma, vai ser um divisor de águas no desenvolvimento da cidade da Serra.

E junto com essa operação de crédito também está a ligação do Civit II com a BR-101. A nossa Avenida Eldes Scherrer Souza, a nossa avenida 100% inteligente, nós vamos criar um canal direto, uma avenida direta do Civit II até a BR-101, dando fluidez à produção do nosso Centro Industrial Civit II e devolvendo a Eldes Scherrer Souza para o nosso morador, para o transporte público.

E aí nós vamos poder restringir o transporte de veículos pesados na Avenida Eldes Scherrer Souza, uma vez que vai ter uma avenida exclusiva para eles. 

Qual será sua participação no processo eleitoral de 2026?

Nós temos que ter responsabilidade, uma vez que nós nos colocamos sob a avaliação da população e a população entendeu que nós temos a capacidade de liderar o maior município do estado do Espírito Santo. Então, nós temos que, de fato, nos posicionar. 

E no processo do ano que vem, eu estarei focado na gestão da nossa cidade, exatamente como nós estamos tocando, com foco total na gestão, na administração. Mas no processo do ano que vem, nós estaremos liderados pelo governador Renato Casagrande, que tem um projeto de responsabilidade por esse Estado. 

O PDT, o partido ao qual eu sou filiado, tem um nome também à disposição desse projeto: Sergio Vidigal, que deixou um trabalho exemplar na nossa cidade e é um jogador que está à disposição para contribuir e entrar em campo na posição que o governador Renato Casagrande entender. 

Sergio Vidigal poderia ser um nome para disputar o governo no ano que vem? 

Sergio Vidigal deixou uma gestão de excelência na maior cidade desse Estado, na nossa cidade da Serra, cumpriu o quarto mandato, saiu praticamente com mais de 90% de aprovação.

Então, Sergio Vidigal é uma liderança política nesse Estado que tem peso para liderar o Estado, tem experiência para liderar esse Estado e está à disposição desse time. 

Vidigal tem uma ligação tanto com o governador Renato Casagrande quanto com o vice-governador Ricardo Ferraço, que dá a ele tranquilidade. O Vidigal já deu várias entrevistas com muita tranquilidade, falando que está no projeto de Ricardo Ferraço. 

Veja a entrevista completa no YouTube:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.