Reconhecimento facial com drones ajuda a prender foragido em Balneário Camboriú

Um homem com mandado de prisão por pensão alimentícia foi preso na tarde de sábado (19), em Balneário Camboriú, após ser identificado por câmeras com reconhecimento facial acopladas a drones. A prisão ocorreu na Avenida Atlântica, nas imediações da Rua 2100, por volta das 15h20.

A detecção foi feita por meio do sistema de monitoramento urbano, que integra câmeras inteligentes e drones. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), indicando que o suspeito era procurado pela Justiça. Em seguida, uma equipe de motopatrulhamento do 12º Batalhão da Polícia Militar realizou a abordagem. Nenhum item ilícito foi encontrado, mas a existência do mandado foi confirmada. O homem foi levado, sem lesões, ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí.

A prisão ocorreu durante os testes iniciais com o uso de drones em reconhecimento facial, realizados pelo Governo de Santa Catarina, como parte das comemorações pelos 61 anos de Balneário Camboriú. A tecnologia, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, está sendo testada em eventos públicos com objetivo de reforçar a segurança.

O governador Jorginho Mello comentou sobre o uso da tecnologia:

“Estamos investindo pesado em tecnologia para melhorar ainda mais o trabalho das nossas forças de segurança. A gente já está fazendo testes com câmeras fixas da PM com o uso do reconhecimento facial e agora também usando o drone para ajudar a identificar e prender pessoas procuradas pela Justiça. É uma união de esforços da nossa secretaria da Segurança Pública para que possamos manter esse título que tanto nos orgulha que é do estado mais seguro do Brasil”.

O sistema utiliza câmeras inteligentes para capturar imagens faciais em tempo real, que são cruzadas automaticamente com os bancos de dados da Segurança Pública. Em caso de identificação positiva, a central aciona a guarnição mais próxima para abordagem e encaminhamentos legais.

Os testes são realizados com três drones da marca DJI, operados por policiais militares: um modelo Mavic 3 Enterprise Thermal e dois Matrice 30T Thermal.

O post Reconhecimento facial com drones ajuda a prender foragido em Balneário Camboriú apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.