Santa Teresa adota projeto de cidade inteligente com foco em energia limpa

O município reafirmou sua participação no Programa nesta quinta-feira (17). Foto: Arquivo/Prefeitura Santa Teresa

O município de Santa Teresa reafirmou sua participação no Programa ES Inteligente, que visa à modernização da infraestrutura urbana por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O projeto de cidade inteligente em desenvolvimento tem como foco principal três eixos. Entre eles, modernização da iluminação pública com tecnologia LED, implantação de miniusinas solares e fortalecimento da infraestrutura de telecomunicações.

Entre as ações previstas estão a instalação de fibra ótica em prédios públicos, wi-fi gratuito para a população e sistemas de videomonitoramento. Além disso, tem possibilidade de expansão para outras áreas, como saneamento, conforme a viabilidade técnica e econômica.

A iniciativa acontece em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O município reafirmou sua participação no Programa nesta quinta-feira (17).

Projeto segue para estruturação

Nesta etapa inicial, as equipes técnicas irão aprofundar os levantamentos e diagnósticos que vão subsidiar o envio do Projeto de Lei de Parcerias Público-Privadas à Câmara Municipal. O objetivo é criar uma base legal atualizada, em conformidade com o marco federal, para atrair investimentos e garantir segurança jurídica ao processo.

O Programa ES Inteligente oferece aos municípios a oportunidade de modernizar sua infraestrutura com responsabilidade fiscal, segurança jurídica e foco na melhoria da qualidade de vida da população. Essa etapa inicial, de estruturação e coleta de dados, é fundamental para garantir que as soluções implantadas estejam de fato conectadas às necessidades reais dos moradores. Marcos Kneip, diretor de Negócios do Bandes.

“Encaminhamos uma minuta de lei para que Santa Teresa esteja legalmente preparada não só para a PPP de Cidade Inteligente, mas também para futuros projetos estratégicos”, completou o coordenador de projetos do Bandes, Vilker Zucolotto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.