Vale do Jequitinhonha (MG) recebe visita de Lula, nesta quinta-feira (24), para investimentos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), volta a Minas Gerais, nesta quinta-feira (24), às 11h, para uma cerimônia de entregas do governo federal no Vale do Jequitinhonha.

O evento faz parte do I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, que envolve iniciativas interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas, e acontece em Minas Novas, considerada pela população a cidade mãe da região. 

Segundo o governo, os anúncios a serem feitos beneficiam não só o Vale do Jequitinhonha, como todo o Brasil. Essa é a sexta visita de Lula ao estado nos últimos quatro meses. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) também confirmou presença no encontro. É a segunda vez que Lula e Pacheco dividem o palco em terras mineiras neste ano.  

“Eu e todos os filhos do Vale estamos na expectativa de estarmos juntos na ‘nossa mãe’, que é Minas Novas, recebendo o Lula. Como todas as vezes que o presidente vem, essa vez é de uma maneira diferente, após o Brasil ter sofrido uma tentativa de golpe, após o Brasil ter passado por anos de abandono de políticas públicas. Ele será recebido aqui como alguém que trouxe um novo olhar para esse país depois do que ele passou na pandemia, depois do que passou no último governo”, lembra o deputado Dr. Jean Freire (PT), natural da região. 

“O nordeste de Minas está para Minas assim como o Nordeste do país está para o Brasil. Essa é a síntese”, acrescenta o parlamentar, em relação às expectativas positivas da população da cidade, segundo ele, para a visita. 

A última vez que Lula visitou o Vale do Jequitinhonha foi em 2017, em uma caravana que deixou marcas de euforia por diversas cidades. O presidente passou, à época, por Teófilo Otoni, Padre Paraíso, Catuji, Itinga, Araçuaí, Coronel Murta, Rubelita, Salinas, Francisco Sá, Montes Claros, Bocaiuva, Couto de Magalhães, Diamantina, Cordisburgo e BH. 

“O presidente aqui deixou sua marca na educação, com institutos federais, na criação da Universidade Federal e com projetos estruturantes do Vale”, lembra Freire. 

“É verdade que ainda temos muito a fazer, somente nas nossas estradas, na BR 367, no acesso à água, mas o povo do Vale reconhece, eu como filho do Vale reconheço. O Lula conhece da culinária do Vale, conhece do artesanato do Vale, conhece os nossos amores e nossas dores”, reflete. 

Visitas de Lula a MG em 2025

A última vez que Lula visitou MG, este ano, foi em junho, para participar de um encontro de celebração dos avanços do Novo Acordo do Rio Doce, em face ao crime cometido pela Samarco/Vale/BH Billiton em Mariana, na região Central do estado. No mesmo mês, foi ao Ceasa, em Contagem, para entrega de equipamentos agrícolas.

Em abril, Montes Claros, no norte do estado, recebeu visita do presidente. Em março, Lula visitou também um assentamento do MST em Campo do Meio, no Sul de Minas, onde anunciou três desapropriações de terras. Apareceu também na fábrica da Estellantis, em Betim, e no anúncio de investimentos na indústria do aço, em Ouro Branco.

O post Vale do Jequitinhonha (MG) recebe visita de Lula, nesta quinta-feira (24), para investimentos apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.