
Desfile da Beija-Flor de 2025, vencedor do carnaval
reprodução JN
Entre as alterações no modelo de julgamento do Rio Carnaval 2026, anunciadas nesta quarta-feira (23) pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), está a obrigatoriedade de justificar todas as notas. “Transparência é regra”, postou.
Nos comentários da publicação, uma usuária perguntou se até notas 10 teriam de ser explicadas. “Sim”, respondeu o perfil.
Até então, cada nota diferente de 10 tinha de ser detalhada no caderno do julgador. Segundo a Liesa, o avaliador precisava esmiuçar cada “despontuação” — como os décimos descontados são chamados.
Assim, por exemplo, se um jurado deu um 9,8 em Alegorias e Adereços a uma escola, ele tinha de dizer em que setor (ou em quais) e por que tirou esses décimos. Agora, mesmo a nota máxima precisa ser justificada.
Cabines espelhadas
Outra novidade é o posicionamento das cabines do júri. A pedido das escolas, 2 módulos ficarão frente a frente.
Em 2025, a Liesa espalhou os 36 avaliadores em 4 pontos distintos: nos setores 3, 6, 9 e 10. Isso obrigou as escolas a prever 4 “paradas” para que a comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira se apresentassem. Em média, cada ciclo durava até 2 minutos.
As agremiações pediram e a Liesa atendeu: os módulos espelhados ficarão nos setores 6 e 7, o que elimina uma parada, e ali o julgamento será “em 360 graus”, como explicado em um comentário.
A localização dos outros 2 jurados para cada item não foi divulgada, mas é praxe ser nos setores 3 ou 4 e no 9 ou 10. A entidade acredita que, com apenas 3 paradas, o desfile ficará mais fluido.
A Liga disse ainda que contratará 54 julgadores, ou 6 para os 9 quesitos. Dezoito, ou 2 para cada quesito, serão dispensados após um sorteio. Os 36 que ficarem vão ocupar 4 módulos, e a menor dessas notas será descartada.
Esse aumento visa a trazer ainda mais transparência à competição, disse a Liesa.
As notas seguem sendo fechadas ao final de cada dia de desfile competitivo, conforme decisão das agremiações.
O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as 6 melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21 do mesmo mês.
Alegorias da Beija-Flor homenageiam Laíla, Joaosinho Trinta e desfile histórico da escola