Sudene e UFPE estudam construção de ferrovias que conectem Recife a Caruaru e Petrolina a Salgueiro

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) contratou, junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dois estudos voltados para a construção e reativação de malhas ferroviárias no estado. Um dos estudos é voltado para a reativação do trecho entre Recife e Caruaru, pensado para trens de passageiros. O outro é para a construção de uma nova ferrovia para transporte de cargas entre Petrolina e Salgueiro, conectando o norte do Sertão pernambucano ao Vale do São Francisco, no sul do Sertão.

O trecho entre Recife e Caruaru é estimado em 120 quilômetros. O estudo contratado visa avaliar os trechos remanescentes da antiga ferrovia Estrada de Ferro Central de Pernambuco para avaliar o que ainda é possível aproveitar e onde será necessário instalar uma nova malha. A partir da avaliação desta malha, será feito um estudo sobre a viabilidade técnica e ambiental da ferrovia. A formalização do acordo aconteceu na última quinta-feira (24), no Sertão do estado. Os resultados dos estudos devem ser divulgados dentro de oito meses, até março de 2026.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, vê potencialidades do projeto. “Melhora a mobilidade na BR-232 e pode contribuir significativamente com o turismo e os ganhos do polo têxtil do Agreste”, cita. Antigas estações em Caruaru, Bezerros e Gravatá hoje abrigam órgãos municipais, museus e centros culturais. A maior parte da ferrovia foi abandonada, com trechos de trilhos arrancados pela população ou novas construções erguidas em cima da ferrovia.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene | Elvis Aleluia / Sudene

O segundo trecho a ter sua viabilidade estudada tem um percurso estimado em 250 quilômetros, conectando Salgueiro a Petrolina. A proposta é que o trecho possibilite que a produção da fruticultura irrigada (na região de Petrolina) possa ser escoado até a ferrovia Transnordestina, que conectará Salgueiro ao Porto de Suape, no litoral pernambucano, e ao de Pecém, no Ceará. “Estima-se que o transporte de cargas por trilhos reduza em 40% os custos se comparado ao transporte rodoviário. Esse trecho pode abrir portas do mercado internacional para a produção local”, avalia Cabral.

A Sudene considera que a malha ferroviária fortalece os dois municípios sertanejos como polos logísticos na região Nordeste. Petrolina fica às margens do rio São Francisco, que possui 1,3 mil quilômetros navegáveis entre o interior de Minas Gerais e o litoral de Sergipe. Salgueiro também tem posição estratégica, sendo ponto de conexão da BR-232, que segue até o Recife; e a BR-16, que segue até Fortaleza (CE), ao norte, e passa por Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista (BA), Teófilo Otoni, Governador Valadares, Muriaé (MG), Teresópolis e se encerra em Magé (RJ).

Detalhamento da construção do trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina | Elvis Aleluia / Sudene

A Ferrovia Transnordestina, elaborada ainda no 2º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010) é dividida em dois trechos. O primeiro deles, entre Eliseu Martins (PI), passando por Salgueiro (PE) e chegando ao porto de Pecém (CE) está com 75% da obra já executada. Mas o segundo trecho, mais curto, entre Salgueiro (PE) e Recife (PE), está paralisado. Este trecho terá 545 quilômetros, dos quais estão construídos 179 quilômetros (33%), saindo de Salgueiro, passando por São José do Belmonte, Serra Talhada e chegando a Custódia.

O trecho entre Custódia e Arcoverde deve ser licitado ainda em 2025, com previsão de retomada da obra no início de 2026. A ferrovia ainda passa por Pesqueira, Cachoeirinha, Belém de Maria, Ribeirão e finalmente Suape. Estas etapas ainda estão com o projeto técnico em elaboração. A previsão da Infra S. A., empresa pública ligada ao Ministério do Transportes, é de que a Transnordestina seja concluída em 2029.

O Governo Federal tem planos futuros para o desenvolvimento da malha ferroviária tanto de passageiros quanto de cargas na região Nordeste, visando avançar na logística e fortalecer a competitividade dos arranjos econômicos e produtivos regionais. “O presidente Lula tem a intenção de requalificar a malha ferroviária brasileira, especialmente a nordestina”, garante o superintendente da Sudene. A Infra S. A. tem planos para ferrovias na Bahia (Salvador-Feira de Santana), Ceará (Fortaleza-Sobral) e Maranhão (São Luís-Itapecuru Mirim).

A Transnordestina vai conectar Eliseu Martins (PI) e Salgueiro (PE), no Sertão, aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), no litoral do Nordeste | TLSA / divulgação

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