
Em ação ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana realizou testes rápidos e vacinação contra as hepatites B e C, voltados aos funcionários e profissionais da saúde no período das 8h às 17h, desta segunda-feira (28). O objetivo foi aproximar esses profissionais ao tema da hepatite. Entretanto, a secretaria também abriu espaço às pessoas que desejem participar do momento.
O secretário de saúde, Dr. Rodrigo Matos, destacou que mais de 1.500 pessoas estão sendo acompanhadas de forma multidisciplinar e integral dentro do Centro Especializado em Tratamento de Hepatites Virais. O acompanhamento visa promover a saúde, mostrando que as hepatites têm prevenção, tratamento ou cura. “Você tem orientações relacionadas ao sexo seguro, você tem vacinas efetivas, em especial a vacina contra a hepatite B, que é uma hepatite que cronifica”, completa o secretário.

O atendimento especializado é oferecido no Centro de Saúde Especializado (CSE). Segundo o secretário, em breve será dada uma ordem de serviço para a ampla reforma do local, oferecendo um espaço mais adaptado para receber a população.
A enfermeira Telma Nandira, que é referência em hepatites virais, explicou quais são os seus cinco tipos: a hepatite A, B, C, D e E. A hepatite A e E são transmitidas pela água contaminada e por alimentos, portanto, estão relacionadas ao saneamento básico. A hepatite A é autolimitada, não cronifica. Já aquelas transmitidas na relação sexual, consideradas ISTs, são as hepatites B, C e D. É importante ressaltar que, por conta da vacinação, não existem casos de hepatite A em crianças na cidade de Feira de Santana.

As vacinas contra a hepatite B são aplicadas desde o nascimento até a fase adulta e estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem prevenção.
Prevenção contra a hepatite B e C:
- Não compartilhar materiais cortantes
- Não compartilhar materiais que tenham contato com o sangue
- Uso do preservativo nas relações sexuais
- Vacinação contra a hepatite B
Existe teste rápido para a hepatite B e C. O diagnóstico das demais é feito através da sorologia, no teste do dedinho. A partir do diagnóstico positivo da doença, o paciente deve ser encaminhado ao CSE para realizar exames complementares, além de ser matriculado e acompanhado no serviço de saúde.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.