Terremoto na Rússia: tremor de magnitude 8.8 causa destruição e gera alerta de tsunami em diversos países

Um terremoto de magnitude 8.8 atingiu a região russa de Kamchatka na madrugada desta quarta-feira (30), o que gerou um risco de tsunami na costa do Extremo Oriente da Rússia e em vários outros países na costa do Pacífico. Foi o maior terremoto registrado na região desde 1952.

Um alerta de tsunami também foi emitido em quase toda a região costeira do Japão, no Alasca e nos estados da Califórnia e Oregon, dos EUA. O alerta também chegou territórios da costa do Pacífico de países da América Latina como México, Chile, Colômbia e Equador.

A região de Kamchatka é uma grande península que fica localizada no Extremo Oriente da Rússia, ao norte do Japão.

Na manhã desta quarta-feira (30), as autoridades de Kamchatka registraram as primeiras ondas de tsunami de até quatro metros de altura na região. A cidade de Severo-Kurilsk foi inundada e foi declarado estado de emergência na área.

“Evento extraordinário”

O epicentro do terremoto foi identificado a aproximadamente 150 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, centro administrativo da região, a uma profundidade de 32 km. Inicialmente, a magnitude foi estimada em 7.1, mas a estimativa aumentou.

“A magnitude, segundo várias estimativas, chega a 8.7. Este é certamente um evento extraordinário”, informou a filial local do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências.

Posteriormente, o governador da região, Vladimir Solodov, afirmou que a magnitude do terremoto foi de 8.8, classificando-o de “o mais forte em todo o período de observação”.

O Ministério da Saúde de Kamchatka informou que há vítimas, mas todas estão em condições satisfatórias e sem ferimentos graves. Cerca de 2.700 pessoas foram evacuadas para áreas seguras nas Ilhas Curilas devido à ameaça de tsunami.

Ministério de Situações de Emergência da Rússia em 30 de julho de 2025, mostrando equipes de resgate inspecionando um prédio de jardim de infância danificado na região de Kamchatka | Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia / AFP

O terremoto mais forte foi seguido por mais 30 tremores secundários com intensidade que variou de 2 a 5 pontos. A previsão das autoridades é que tremores repetidos com magnitude de até 7.5 possam continuar por pelo menos um mês na região.

O post Terremoto na Rússia: tremor de magnitude 8.8 causa destruição e gera alerta de tsunami em diversos países apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.