ES usa “Amber Alert” pela 1ª vez e localiza adolescente desaparecida

Viatura Polícia Civil
Adolescente foi encontrada com ajuda do sistema Amber Alert (Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória)

A tecnologia ajudou a Polícia Civil do Espírito Santo a encontrar uma adolescente, de 13 anos, que estava desaparecida. A menina foi localizada com a utilização da ferramenta Amber Alert, um sistema de alertas urgentes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esse foi o primeiro caso de uso do recurso no Estado.

A família da adolescente registrou o desaparecimento na Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD). Os familiares informaram que a menina sumiu no dia 15 deste mês.

O caso foi inserido no protocolo Amber Alert, que dispara publicações nas plataformas da Meta com a descrição da criança desaparecida e do suspeito envolvido no crime, nos casos de sequestro. Esse alerta é enviado para usuários das redes sociais que estão em um raio de 160 km do local do desaparecimento.

De acordo com a Polícia Civil, no dia 19 de julho, a adolescente foi entregue às autoridades por uma pessoa que viu o alerta nas redes sociais.

O sistema Amber Alert é amplamente utilizado nos Estados Unidos e passou a ser adotado pelo Brasil.

Os detalhes da investigação e da funcionalidade da ferramenta Amber Alert serão divulgados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30), na Chefatura de Polícia Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.