
Fumaça tem brotado de terra e intrigado moradores em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Há, pelo menos, dois anos, uma área de mata na zona Norte de Franca (SP) tem preocupado moradores por causa da fumaça que tem brotado da terra.
A vegetação, conhecida como Mata da Luana, fica em uma região no cruzamento das ruas Miguel Pedroso Barreto e Nelson Maenza, entre o Parque do Horto e Santa Teresinha.
Vídeos aos quais a EPTV, afiliada da TV Globo, teve acesso mostram a fumaça saindo debaixo de árvores e vários galhos secos próximos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias de Ribeirão e região em tempo real e de graça
Os moradores temem que, por conta do tempo seco, a fumaça se transforme em fogo, dando início a um incêndio.
À EPTV, eles disseram que acreditam que a fumaça tenha se formado por causa do acúmulo de sujeira no local e disseram que chegaram a acionar a Prefeitura de Franca e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mas não tiveram retorno.
“Chega na parte da tarde, fica uma fumaça pesada, ruim de inalar. Se chover ou se o tempo der uma mudada, ela aumenta. A maioria da vizinhança já procurou a prefeitura para tentar resolver, mas nada”, diz o serralheiro Marcos Maia de Souza, que mora próximo à mata.
A dona de casa Aparecia Conceição da Silva diz que o problema piorou depois que duas árvores caíram no local.
“Há uns 15 dias caíram duas árvores e o medo é que esse fogo subterrâneo venha para as casas. A minha casa é da esquina”.
William Rodrigues Silva é autônomo e trabalha de casa. Como fica o dia inteiro no imóvel, acredita que a fumaça está fazendo mal à saúde dele.
“É uma fumaça com mal cheiro muito grande e deixa a gente doente. Eu mesmo, estou doente, acho que mais por conta dessa fumaça, porque a gente fica em casa o dia todo, trabalha de casa, e acaba atrapalhando”.
Procurada pela EPTV, a Secretaria de Meio Ambiente informou que vai enviar uma equipe até o local para avaliar a situação e verificar se a área é pública ou particular, para tomar as devidas providências.
A Cetesb também foi procurada pela reportagem, mas afirmou que o caso é de responsabilidade da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, uma vez que o que pode estar queimando é material orgânico proveniente do lixo jogado no local.
LEIA TAMBÉM
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região