
Aconteceu nesta quinta-feira (31), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado a cada quatro anos, reuniu representantes do governo, da sociedade civil e, principalmente, pessoas idosas para discutir e propor melhorias nas políticas públicas voltadas para este segmento da população.
O evento foi aberto pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Liliane Carvalho, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, destacou em entrevista ao Acorda Cidade que a conferência é um espaço para debater temas como educação, acesso à cultura, esporte, lazer, saúde, assistência social e mobilidade urbana.
“Nada melhor do que a própria pessoa idosa para estar, nesse momento, discutindo e sugerindo propostas. Aqui tem também pessoas que não são idosas, mas são lutadoras dessa causa em defesa dos direitos da pessoa idosa, instituições da sociedade civil e representantes do governo. A gente tem também a representante do Conselho Estadual, para que a gente saia no final do dia com essas propostas elaboradas”, afirmou.

Os cinco eixos temáticos abordados foram: financiamento, enfrentamento à violência, protagonismo da pessoa idosa, família e estatuto do idoso. As propostas elaboradas durante a conferência serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, ressaltou a importância do evento como um espaço democrático para que as pessoas idosas reivindiquem seus direitos. “Estar na terceira idade não quer dizer que é uma pessoa velha. Velha é aquele que deixa de sonhar, mesmo novo, deixa de acreditar, deixa de lutar”, declarou.

A secretária também falou sobre os serviços oferecidos pela sua pasta, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência Zazinha Cerqueira, que oferece atividades como hidroginástica, dança de salão e customização. Além disso, Feira de Santana conta com o Conselho da Pessoa Idosa e o Núcleo de Direitos Humanos, que atuam na defesa dos direitos dos idosos.
Na oportunidade, Gerusa Sampaio fez um apelo aos familiares. “A pessoa idosa não pode ser um tanto faz na vida de quem tanto ela fez. Filhos, netos, parentes, abracem a pessoa idosa, amem, respeitem.”

O prefeito José Ronaldo declarou que ficou contente com o evento e que espera que várias ideias que foram apresentadas sejam colocadas em prática.
“Foi um momento rico, um momento bonito, um momento cheio de amadurecimento, um momento cheio de pessoas sorrindo, convivendo, falando e debatendo. A gente vê pessoas idosas tão vivas, é tão bacana que a gente chega aqui e sai fortalecido. Eu que sou idoso também e eu saio daqui muito feliz de ver tanta gente aqui participando. Não tenho a menor dúvida que nessa conferência aqui todos sairão mais sorridentes, mais felizes e com mais ideias para que a gente possa colocar em prática”, ressaltou.


Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade