Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (31), aponta que a maioria dos brasileiros acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir a suspensão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de tentativa de golpe de Estado.
A maioria também não crê que o Bolsonaro esteja sendo perseguido pela Justiça brasileira, como alega Trump.
O Datafolha perguntou a 2.004 pessoas de 130 cidades, entre os dias 29 e 30 de julho, se Trump está certo ao pedir que a Justiça brasileira pare o julgamento de Bolsonaro. Para 57%, ele está errado; para outros 36%, ele está certo; 7% não souberam responder.
Entre os eleitores de Lula, o percentual de reprovação da visão de Trump sobre o julgamento cresce: 82% acham que o presidente dos EUA está errado.
Já entre os eleitores de Bolsonaro, a tendência se inverte: 66% acham que Trump está certo e 28%, errado.
Trump criticou o julgamento de Bolsonaro na carta em que anunciou o tarifaço, divulgada no dia 9 de julho.
O instituto também perguntou aos mesmos entrevistados se Bolsonaro está sendo perseguido. Metade do total de ouvidos disse que o ex-presidente não está; 45% acham que ele, sim, está sendo perseguido; e 5% não souberam responder.
Segundo a pesquisa, 48% dos homens acham que há perseguição, contra 41% das mulheres. Entrevistados mais ricos tendem a achar que Bolsonaro está sendo perseguido, enquanto os mais pobres negam.
Por fim, o Datafolha perguntou sobre a responsabilidade do filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sobre o tarifaço: 39% disseram que ele teve muito impacto; 28%, pouco; 20%, nenhum; e 13% não souberam responder.
O post Maioria dos brasileiros vê Trump errado sobre caso Bolsonaro e nega perseguição a ex-presidente apareceu primeiro em Brasil de Fato.