
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa do lançamento em Araripina
Reprodução/TV Globo
O Ministério da Saúde anuncia nesta sexta-feira (1º) novos serviços Hemodinâmica e Cirurgia Cardiovascular em Araripina e de Doenças Raras, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. As ações fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a capacidade de atendimento no SUS, reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Em Araripina, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, e o Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, participam às 11h, do ato de credenciamento e habilitação do novo Serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Santa Maria, localizado na Rua Vereador José Barreto de Alencar, Centro.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Unidade Móvel Médica atende 18 localidades da zona rural de Petrolina em agosto
A medida integra a estratégia do Governo Federal de interiorização da alta complexidade e ampliação do acesso ao cuidado especializado em territórios historicamente menos assistidos. O investimento federal é superior a R$ 2,5 milhões.
A unidade hospitalar já conta com 30 leitos de UTI 100% SUS (sendo 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica) e teve recentemente habilitada sua UTI Neonatal, com 10 leitos destinados ao atendimento de recém-nascidos em situação de risco. Somente em 2024, foram realizados mais de 2 mil partos no hospital, que se destaca como referência regional em atenção materno-infantil.
O evento marca também o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência e da regionalização da atenção especializada no Sertão do Araripe, beneficiando uma população de mais de 330 mil habitantes.
Em Salgueiro, o Ministério da Saúde realiza o ato de habilitação do Serviço de Doenças Raras, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). O evento contará com a presença do Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, e de autoridades locais e regionais.
A solenidade será realizada às 16h, no Hospital Regional Inácio de Sá, localizado na Rua Antônio Alencar Sampaio, nº 346 – Planalto. A habilitação do serviço vai garantir diagnóstico, tratamento e acompanhamento mais próximos da população sertaneja.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE