Igreja Assembleia de Deus se despede do pastor Firmino da Anunciação Gouveia aos 100 anos

A Igreja Assembleia de Deus realizou nesta terça-feira (5) o velório do pastor Firmino da Anunciação Gouveia, um dos principais líderes da denominação no Brasil ao longo do último século. O pastor faleceu na segunda-feira (4), aos 100 anos, em decorrência de insuficiência respiratória causada pela falência progressiva dos órgãos, após 15 dias de internação.
O velório foi na sede da Assembleia de Deus em Belém, no templo central onde Firmino exerceu grande parte da atuação como pastor. Ele presidiu as Assembleias de Deus no estado do Pará por quase 30 anos, período em que o templo foi construído e se tornou um local simbólico para o líder, onde ele compartilhou ensinamentos da fé adquirida ainda aos 19 anos.
Nascido em Portugal, Firmino chegou ao Brasil com a família aos três anos de idade e foi o sétimo pastor da Assembleia de Deus na capital paraense. Além da atuação em Belém, coordenou a primeira Marcha para Jesus na cidade, atuou no estado do Tocantins e contribuiu para a expansão missionária na Guiana Francesa.
Em nota sobre a perda, o vice-presidente da Associação dos Obreiros das Assembleias de Deus em Belém e Região Metropolitana (ADOFF), Felipe Câmara, ressaltou a importância da trajetória do pastor para a igreja e para a comunidade evangélica do Pará.
O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do pastor Firmino, em reconhecimento ao legado deixado para a história da fé no estado e para a família, que destacou o exemplo deixado para filhos e netos.
O sepultamento de Firmino da Anunciação Gouveia está marcado para às 17h, no Cemitério Santa Izabel, em Belém.
Amigos, parentes e membros da Assembleia de Deus compareceram à despedida, prestando homenagem a uma vida dedicada à missão religiosa e ao fortalecimento da comunidade evangélica no Pará e no Brasil.
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.