
O vereador Jorge Oliveira (PRD) afirmou que a ampliação e modernização do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, é um dos temas centrais que a frente parlamentar do município pretende tratar na próxima edição da “Missão Brasília”. A iniciativa, que reúne empresários e lideranças políticas locais, tem o objetivo de defender no Congresso Nacional os interesses da cidade conhecida como Princesa do Sertão.
Durante a entrevista concedida ao programa Acorda Cidade, Oliveira fez questão de afirmar que, além de um grande entusiasta da aviação, é um dos grandes defensores de que Feira de Santana já passou da hora de ter um aeroporto que atenda aos interesses da segunda maior cidade do estado.

“Feira de Santana é realmente uma metrópole, ela é a capital dos municípios que ficam nos seus arredores e atende mais de 80 cidades. Ao todo, somos mais de 3 milhões de habitantes carecendo do aeroporto. Feira de Santana está preparada para decolar rumo a um novo tempo, e o aeroporto será um símbolo dessa nova fase. Com fé, união, trabalho, transformaremos o que hoje é expectativa em realidade, e essa conquista será de todos nós”, disse o vereador.
Um sonho antigo
No calendário de encontros da comitiva feirense está a tentativa de realizar um encontro com Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do governo federal. A ideia é mostrar ao chefe da pasta mais estratégica para a aviação nacional a importância da modernização do Aeroporto de Feira de Santana, sonho que o vereador Jorge Oliveira considera muito antigo.
“Desde meu primeiro mandato, em 2001, fizemos estudos em Feira de Santana para ver a necessidade de uma ampliação do aeroporto. Veja quanto tempo, e sempre a gente dizia: agora vai, agora vai, e nunca foi. Quando Genésio ainda era vereador, há 25 anos, nós trabalhamos muito nessa questão. Agora estamos com uma coisa nova, pelo menos, que é a criação dessa frente parlamentar [para tratar do assunto]”, disse.

Na ponta do lápis
O vereador reforçou que a ampliação do aeroporto está prevista na carteira de projetos 2035. O documento, que possui cerca de 180 páginas e foi elaborado na gestão Colbert Martins Filho, estabelece ações que devem ser implementadas para garantir o desenvolvimento econômico de Feira de Santana.
“Ora, as promessas foram feitas em vários governos lá atrás. Não é só o governo atual. O governo atual é o qual nós temos que nos recorrer. Jerônimo, que diz ser feirense, e eu julgo ele feirense, antes de ser governador também prometeu: ‘Agora o aeroporto é uma responsabilidade minha’. Agora está no colo dele, que é quem fez a promessa, e nós acreditamos na palavra do homem. Ainda mais um governador que foi eleito pelo povo, tem bom trânsito na cidade e conhece os problemas de Feira de Santana”, disse Jorge.
Cada um no seu quadrado
Oliveira aproveitou a oportunidade para rebater uma das críticas mais comuns que é feita quando o assunto é a modernização do Aeroporto de Feira de Santana: que um dos grandes empecilhos para essa aplicação é a proximidade com a capital. Para os mais pessimistas, o fato de o Aeroporto de Salvador estar “a apenas” cerca de 115 km de Feira de Santana torna o projeto inviável.
“Eu já ouvi isso 200 vezes, mas já tem um estudo também dizendo da possibilidade da criação do aeroporto em Santo Amaro. Ora, se Feira é próxima de Salvador, imagine Santo Amaro. Para nós, é uma questão de vontade política. Caruaru é bem perto de Recife, e mesmo assim tem um aeroporto pungente, um aeroporto regional, que é o que Feira de Santana precisa”.
O vereador complementou: “O pessoal que sai de Itaberaba, de Vitória da Conquista, quando o aeroporto não está funcionando, vem, passa por Feira de Santana e vai para o aeroporto em Salvador. Não é menosprezando nem desmerecendo as cidades menores, mas Feira de Santana é a cidade que mais cresce no interior do Brasil. É a maior cidade do interior da Bahia. Então não tem uma vontade política de dizer assim: nós vamos dar à Princesa do Sertão o adorno que ela precisa”.

Sem migalhas
Segundo o parlamentar, o aeroporto possui 30 metros de pista lateral com mais 1.500 metros de pista decorrente e que a última licitação para ampliação de apenas 300 metros da pista, na avaliação dele, é insuficiente. O vereador espera que o fato de um feirense estar ocupando o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) crie um clima mais favorável para as negociações.
“A Bíblia diz: ‘Tudo aquilo que tu quiseres, se souberes pedir, tu terás do Pai’ [João 14:13]. Então, a gente tem que pedir. Então estamos pedindo a sensibilidade do governador, do secretário Ângelo Almeida, do deputado Zé Neto, do ministro de Portos e Aeroportos, do próprio prefeito, da frente parlamentar e do presidente da República — que eles vejam a necessidade que Feira de Santana tem de ter um aeroporto regional para abraçar o comércio e a economia pujante como nós somos”, concluiu o vereador.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
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