Balneário Camboriú abre inscrições para curso gratuito de programação exclusivo para mulheres

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), está com inscrições abertas para o curso gratuito TechDelas – Novas Desenvolvedoras, voltado a mulheres moradoras da cidade. A ação é realizada em parceria com o Laboratório de Inovação e Tecnologia (LabTec) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e integra a campanha Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher.

O objetivo é capacitar novas profissionais na área de tecnologia, ampliando a participação feminina no mercado de desenvolvimento de software. As aulas, destinadas a mulheres a partir de 16 anos com ensino médio completo ou em conclusão, terão foco no desenvolvimento de aplicações digitais, com conteúdos de Front-end e Back-end.

Serão selecionadas 50 participantes. As inscrições seguem até 19 de agosto e devem ser feitas no formulário online disponível neste link. O edital foi publicado nesta segunda-feira (11) no site da Udesc e pode ser acessado aqui. A lista de selecionadas será divulgada em 29 de agosto nos sites da prefeitura e da universidade, além de enviada por e-mail.

A prefeita Juliana Pavan ressaltou que a programação ainda é uma profissão predominantemente masculina, mas que o município aposta na inclusão feminina no setor.

“Nós acreditamos e estamos mostrando na prática que as mulheres também fazem parte da inovação, da tecnologia e do futuro que estamos construindo por meio da nova matriz econômica da cidade. Cursos como o TechDelas promovem a inclusão, a capacitação e a inserção das mulheres em uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social, oportunizando mulheres a terem uma nova fonte de renda”, afirmou.

O secretário Leandro Índio da Silva destacou que o curso oferece formação completa e suporte técnico especializado.

“O curso oferece uma formação completa em programação digital, abrangendo linguagens e tecnologias fundamentais. As alunas terão acesso facilitado ao conteúdo, com acompanhamento contínuo, materiais atualizados e suporte técnico especializado para otimizar a aprendizagem. Iniciativas como esta ajudam a ampliar a participação feminina no setor tecnológico e fortalecer a matriz econômica local”, disse.

A coordenadora do LabTec, professora e pesquisadora Bruna Fraga, reforçou o papel transformador da educação.

“Como coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia da UDESC Balneário Camboriú, acredito profundamente no poder transformador da educação e da tecnologia. Com o curso gratuito TechDelas, queremos formar em desenvolvimento web e incentivar mulheres da nossa cidade a ocuparem espaços estratégicos no mercado de TI, criando soluções digitais e novas oportunidades para suas carreiras”, afirmou.

As aulas serão realizadas totalmente online, pela plataforma Moodle/Udesc, com videoaulas gravadas, materiais atualizados e suporte para dúvidas. O conteúdo inclui HTML, CSS, Bootstrap, lógica de programação, banco de dados, PHP e JavaScript.

O post Balneário Camboriú abre inscrições para curso gratuito de programação exclusivo para mulheres apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.