
A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas encerrou sua participação na Copa América com a conquista da medalha de prata, após ser superada pelos Estados Unidos por 77 a 37 na final, disputada na noite de quinta-feira (14) no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, na Colômbia.
Esta é a melhor campanha da seleção brasileira feminina na competição. Antes, os melhores resultados haviam sido duas medalhas de bronze — ambas conquistadas contra a Argentina: em 2017 e 2022.
Com a prata em Bogotá, o Brasil garantiu vaga no Campeonato Mundial de 2026, que será realizado em Ottawa, no Canadá.
Medalha com duas atletas do ES
A campanha história do Brasil na Copa América contou com a participação de duas atletas do Irefes/Sesport, time capixaba que é uma das principais referências da modalidade no Brasil.
Paola Klokler e Gabriela Oliveira foram duas das 12 jogadoras que representaram o Brasil na competição.
“Eu não tenho palavras pra dizer o quanto estou feliz e orgulhosa de toda essa trajetória que fizemos até aqui! Vitoria Inédita, colocação inédita, classificação direto pro Mundial… Orgulhosa de levantar essa bandeira e ansiosa pelos próximos capítulos”, comemorou Paola, eleita a melhor jogadora do País na temporada passada.
Campanha do Brasil na Copa América
A campanha brasileira teve vitórias sobre Canadá (70 a 62), Colômbia (67 a 29) e El Salvador (91 a 4) na fase de grupos, além de triunfos sobre o Peru (95 a 28), nas quartas de final, e Argentina (50 a 39) na semifinal. Esta foi a primeira vez que o Brasil superou o Canadá em competições oficiais.

Paola Klokler terminou a competição com 92 pontos marcados e ocupando o quarto lugar do ranking de pontuações individuais.
Classificação Final – Copa América
- 1° Estados Unidos (ouro)
- 2° Brasil (prata)
- 3° Canadá (bronze)
- 4° Argentina
- 5° Colômbia
- 6° México
- 7° Peru
- 8° El-Salvador