
Aeroporto Internacional Afonso Pena
CCR Aeroportos
Passageiros relatam atrasos em voos no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na manhã desta segunda-feira (18).
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o atraso aconteceu por conta de um problema de comunicação entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e aeroportos.
Ainda não informações sobre quantos voos atrasaram, nem sobre o que exatamente causou o problema.
Em entrevista à RPC, o representante comercial João Carlos Vieira, relatou que estava no aeroporto Afonso Pena com destino a Campinas (SP). O voo dele estava previsto para sair às 10h, mas atrasou.
“A gente até fez o embarque normal às 10h. Às 10h35, que foi o horário mais ou menos de a gente decolar, o avião até chegou ir à cabeceira da pista, mas retornou pro portão e a informação foi de que a gente estava com problema de comunicação com o Cindacta”, relatou.
Ele disse ainda que ficou cerca de 1h30 dentro da aeronave.
A CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, confirmou o impacto.
O que é o CINDACTA
O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) possui quatro unidades no Brasil.
São unidades da Força Aérea Brasileira responsáveis por gerenciar o tráfego aéreo e a defesa aérea nas respectivas áreas de atuação.
O CINDACTA II é a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências e é sediado em Curitiba. Ele presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
*Reportagem em atualização.
Leia também:
Umuarama: Pizzaria desconfia de golpe no pagamento de pedido e manda polícia junto com funcionário para entrega
‘Você vai pagar com a vida’: Felca tem decisão judicial favorável após ameaças de morte na internet
Grande Curitiba: Segurança terceirizado é preso por tentar vender por R$ 5 mil imagens do momento da explosão em fábrica
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias da região em g1 Paraná.