Cobertura de creches em Macapá é a mais baixa entre capitais brasileiras, aponta pesquisa


Estudo aponta Macapá como capital com pior taxa de atendimento de crianças na educação
Macapá é a capital brasileira com a menor taxa de atendimento na educação infantil para crianças de 0 a 3 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e do Censo Escolar (PNAD Contínua).
A baixa cobertura afeta principalmente famílias que vivem em áreas de maior vulnerabilidade social. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em 2025, a rede municipal atende 1.710 crianças de 0 a 3 anos.
Eco creche Tio João, em Macapá
PMM/Divulgação
✅ Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça  
Atualmente, cerca de 2,28 milhões de crianças nessa faixa etária estão fora da creche ou pré-escola no Brasil. Isso representa 19,7% da população infantil de até 3 anos sem acesso à educação básica.
Na capital do Amapá, a oferta de vagas está abaixo das metas recomendadas por órgãos nacionais. A falta de estrutura gera filas de espera e obriga muitas famílias a buscar alternativas improvisadas.
Monick Lima, cozinheira de restaurante e mãe do Oliver Lima, de 3 anos, disse que conseguiu matricular o filho em uma creche na zona urbana de Macapá, mas, após o prazo para início das aulas, recebeu informações desencontradas da escola.
“As aulas estavam previstas pra iniciar em fevereiro, nós fomos até à escola, falamos com a professora e tava tudo ok pro início das aulas. Mas quando chegou o dia, eles falaram que iriam entrar em reforma e não tinha previsão pro início das aulas”, explicou.
Monick relata longa espera por vaga em creche
Rede Amazônica
Desde o início do ano, ela aguarda uma resposta oficial. Sem vaga garantida, a mãe precisa levar o filho ao trabalho todos os dias.
“Se passou fevereiro, quando foi em março a gente chamou a imprensa porque a escola não estava tendo reforma nenhuma, ficamos sabendo que era por falta de professores. A resposta que a gente teve foi que as aulas iniciariam depois de um mês, o tempo da reforma, e desde então a gente não teve resposta. Isso foi em abril, e até agora estamos aguardando”, finalizou.
Filho precisa acompanhar a mãe todos os dias no trabalho
Rede Amazônica
Em nota, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que o número de vagas em creches municipais tem crescido desde 2020. Naquele ano, havia 716 vagas e apenas duas unidades em funcionamento. Em 2021, o número subiu para 969.
Oito novas creches passaram a funcionar e outras duas foram construídas: Tia Nivalda e Professora Dieme Braga. Hoje, são 12 unidades em operação.
Também foram abertas turmas de maternal em escolas como o Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, EMEI Ana Cristina Ramos, EMEI Luzia Costa e o Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.