Operação Mensageiro: 6ª fase faz 3 prisões e cumpre 36 mandados de busca em SC


Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Reprodução
A 6ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta terça-feira (19), cumpre 3 mandados de prisão preventiva e outros 36 de apreensão e busca. A ação, deflagrada ainda em 2022, prendeu ao menos 15 prefeitos em Santa Catarina e apura um esquema de fraude em diversas administrações municipais do estado.
Os mandados desta manhã são cumpridos em casas e empresas nas cidades de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Conforme o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas, e cumpridas medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos – incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. Os nomes dos suspeitos não foram informados.
Nesta fase, o Ministério Público (MP) afirma que busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões.
Mensageiro
A investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começou há cerca de um ano e meio, após delações premiadas, rastreamento de celulares e apurações de documentos. Na 1ª fase, em 6 de dezembro de 2022, quatro prefeitos foram detidos.
Já na 2ª fase, em 2 de fevereiro de 2023, dois prefeitos foram presos. Na 3ª fase, o prefeito de Tubarão teve o mandado de prisão preventiva cumprido junto com o vice. Na 4ª fase, foram presos oito chefes do executivo municipal.
A quinta fase foi deflagrada em abril de 2024, com a prisão de prefeito e busca contra deputado catarinense.
Veja os presos em cada fase
Presos na 1ª fase e defesas
Presos na 2ª fase e defesas
Presos na 3ª fase e defesas
Presos na 4ª fase e defesas
Presos na 5ª fase e defesas
Audiências da Operação Mensageir
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.