Sétima etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece em Santo Estevão neste domingo (24)

Travessia Itaparica - Salvador
Foto: Diego Albuquerque, presidente da FBDA, e imagens da travessia de 2023

As águas do Porto Castro Alves, no município de Santo Estevão, na região do Portal do Sertão, vão fazer sua estreia no Campeonato Baiano de Águas neste domingo (24). A 7ª etapa da competição, de treze ao todo, vai reunir entre 300 e 400 participantes distribuídos das categorias de base, mirim, petiz e infantil, até júnior, sênior e master, além de provas adaptadas que estimulam a participação ampla.

O evento é organizado pela Federação Baiana de Desportos (FBDA) e conta com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Três ônibus vão sair de Salvador, no próximo sábado, 23, às 12h, levando 66 atletas da capital baiana e região metropolitana para a competição em Santo Estêvão.

“O apoio da Sudesb com transporte é decisivo para que clubes e atletas de várias regiões possam participar de todas as etapas. Muitas vezes, a distância é um fator limitador e esse suporte garante inclusão, amplia a competitividade e eleva o nível técnico da disputa. É também uma ação estratégica de política esportiva, pois contribui para que o campeonato seja realmente estadual, reunindo desde atletas de base até master”, destaca Marco Antônio Lemos, presidente da FBDA.

Etapa de Santo Estêvão

O cronograma do evento terá início às 9h, com a largada masculina da prova rápida, de 1km, seguida pelo início da disputa feminina na mesma prova às 9h10. As categorias mini e mirim, que vão concorrer nos 400m vão largar às 9h40, enquanto a categoria petiz, de 800m de distância, vai competir a partir das 9h50.

Para fechar a categoria principal (4km), a largada será às 10h20 para o masculino e às 10h30 para o feminino. Apenas o percurso principal soma pontos para o ranking estadual. A estreia de Santo Estevão no campeonato é tratada pela FBDA como de suma importância para a democratização da natação em águas abertas pelo interior do estado.

“As águas do Porto Castro Alves oferecem um cenário inédito, unindo natureza, beleza e desafio técnico. É uma oportunidade de fortalecer o turismo esportivo local e aproximar ainda mais o campeonato de diferentes regiões da Bahia. O ineditismo da etapa é também uma forma de mostrar que as águas abertas podem crescer além do litoral, valorizando os rios e reservatórios do estado como espaços de esporte e integração”, comenta Marco.

Baiano de Águas Abertas 2025

Em 2025, o Campeonato Baiano de Águas Abertas já passou por Salvador (em três provas diferentes – Soho, Praia de São Tomé de Paripe e 2º Distrito Naval, respectivamente, em fevereiro, abril e maio); Morro de São Paulo, em março; Juazeiro (com duas etapas em julho); e, agora, vai acontecer em Santo Estevão.

As próximas edições vão acontecer no dia 11 de outubro, no município de Salinas da Margarida; e de 20 a 23 de novembro, pelas 9ª a 12ª etapas na Praia de Inema, em Salvador, junto às finais da Copa Brasil, Campeonato Brasileiro Interclubes e Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções. A última prova do campeonato acontece com a tradicional Travessia Itaparica x Salvador entre os dias 05 e 07 de dezembro.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.