Como as mudanças prometidas pelo presidente da CBF mexem com o futebol capixaba

3.08.2025 - Presidente Samir Xaud na Rio Innovation Week Foto: @rafaelribeirorio I CBF
O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou mudanças para 2026 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou novidades para o futebol brasileiro já a partir da próxima temporada, que começa em janeiro em 2026. Entre elas, a redução dos Campeonatos Estaduais, mudanças no formato de disputa da Copa do Brasil e a implementação do impedimento semiautomático.

O dirigente comentou sobre as mudanças em entrevista ao canal Sportv, sem entrar em maiores detalhes.

“Estamos projetando uma reformulação de todos os campeonatos para que, em dois anos, tenhamos um calendário mais acessível. A gente vem num acúmulo de datas. A CBF está empenhada nisso”, afirmou Xaud.

Aumento na Série D mexe com o futebol capixaba

Entre os campeonatos que devem sofrer alterações está também a Série D do Brasileiro, que deve ter um aumento no número de equipes.

“Nós vamos ter reformulação no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa Verde, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. A gente está fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para conseguir encaixar no calendário brasileiro como o mínimo de prudência”, explicou Xaud.

Se isso ocorrer, o futebol capixaba pode ser afetado de alguma forma. Atualmente, o Espírito Santo tem direito a duas vagas na Série D, que são distribuídas pela Federação de Futebol (FES) aos campeões do Capixabão e da Copa Espírito Santo.

Série D: Rio Branco x Maricá. 26/07/2025
Rio Branco está nas oitavas de final da edição de 2025 da Série D (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

Em 2025, Rio Branco (campeão do Capixabão de 2024) e Porto Vitória (campeão da Copa ES de 2024) foram os representantes do Estado na competição. O Capa-Preta está nas oitavas de final e joga no sábado contra a Inter de Limeira-SP, valendo vaga nas quartas de final. Já o Porto foi eliminado na fase de grupos.

Caso a CBF confirme o aumento no número de clubes participantes, o futebol capixaba pode ganhar pelo menos mais uma vaga. A possível criação de uma Série E — que seria equivalente à 5ª Divisão — está descartada.

Capixabão não deve sofrer redução de datas

A redução nos Campeonatos Estaduais não deve interferir no Capixabão. Isso porque a ideia da CBF é diminuir as datas das federações que têm clubes nas Séries A e B do Brasileiro.

Para os casos não há clubes nas duas principais divisões do futebol brasileiro, Xaud sugere a extensão do calendário estadual.

“Essas federações terão mais flexibilidade em relação a datas. Seis, oito datas para um Estadual é viável para os times grandes. Depende do modelo que cada federação vai implementar para seu estadual. Tem que se adaptar para os clubes na Série A, Série B. Fica a critério das federações implementar isso”, afirmou o presidente da CBF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.