Em meio a disputa por nova fábrica, GWM inaugura planta com presença de executivos capixabas em SP

Carro da GWM: montadora chinesa quer fortalecer presença no Brasil e considera o Espírito Santo um parceiro estratégico. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Os executivos do Grupo Líder acompanharam a inauguração da primeira fábrica da gigante automotiva GWM nas Américas, em Iracemápolis, interior de São Paulo. O evento também contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e do secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume. Os executivos do Grupo Líder, revendedor da marca de carros no ES, José Braz Neto e Bruno Conti, também estiveram no evento.

A cerimônia em São Paulo ocorreu em momento estratégico para o Espírito Santo. O Estado está na disputa para receber uma nova unidade industrial da GWM no país. Recentemente, o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam executivos da GWM Brasil para discutir investimentos. O objetivo do encontro foi avançar em propostas de médio e longo prazo, mantendo o Estado como peça-chave para as operações logísticas da montadora. A chinesa opera com o Porto de Vitória para importar veículos em parceria com a Comexport.

Durante a inauguração, foram apresentados os detalhes da unidade de Iracemápolis. Nesse sentido, a unidade inicia as operações com três modelos. São eles o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9. Estes últimos previstos para chegar às concessionárias já em setembro. A fábrica ocupa área total de 1,2 milhão de m². São 94 mil m² de área construída e capacidade inicial para produzir 50 mil veículos por ano. Atualmente, emprega 600 trabalhadores. Do mesmo modo, pode ultrapassar 2.000 postos de trabalho diretos com a projeção de expansão e exportação para a América Latina.

Presença da GWM no ES

No Espírito Santo, o Grupo Líder opera concessionárias GWM em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Há previsão de início das atividades em Vila Velha a partir de outubro. Além do Estado, a presença da empresa se estende ao Rio de Janeiro, nas cidades de Niterói, Macaé e Petrópolis.

A estrutura logística do Espírito Santo, destacada nas reuniões governamentais e pela própria GWM, segue sendo considerada estratégica para o fornecimento de veículos. Do mesmo modo, para o possível aumento dos investimentos da montadora em território estadual. As autoridades locais, em articulação com representantes empresariais e do setor produtivo, mantêm negociações. O objetivo é fortalecer o papel do Espírito Santo nas próximas etapas de expansão da fabricante no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.