Exportadores de café miram novos negócios na principal feira de alimentos e bebidas da Turquia

O Brasil estará presente no World Food Istanbul 2025, a principal feira de alimentos e bebidas da Turquia, que acontece de 2 a 5 de setembro no Tuyap Expo Center, em Istambul. O evento deve reunir mais de 1.200 expositores, 3.000 marcas e cerca de 75 mil visitantes de 150 países, sendo um dos maiores hubs de negócios da Europa, Ásia e Oriente Médio.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) selecionou 21 empresas brasileiras para integrar o Pavilhão Brasil, espaço institucional que contará com estandes completos e recepcionistas bilíngues. A proposta é ampliar a participação do país no mercado internacional e fortalecer a imagem dos produtos nacionais no exterior.

Evento reunirá 21 empresas brasileiras

As empresas selecionadas são: Agrícola Ferrari, Arbaza, Aurea International Agronegócios, BrazilExport.com, Cisbra Agroindustrial, Conservas Maxymyano, Coperagua Cooperativa Agroindustrial, Dassoler Agronegócios, Café Brasileiro Elba, Florestal Alimentos, GBC Alimentos, Agronegócio Lander, Ministério da Agricultura e Pecuária, Petruz Açaí, Samba Alimentos, Sebra Agrícola, Sezam Zaad Comércio de Sementes, Stefenoni Interagrícola, TPJ Café, Vereno e General de Alimentos do Oeste. 

Entre os destaques está a TPJ Cafés, que atua em Minas Gerais e no Espírito Santo e já exporta café para quase 50 países. A empresa foi responsável por movimentar 2,5 milhões de sacas em 2024, sendo 1,8 milhão destinadas à exportação, o que a coloca entre as 15 maiores exportadoras de café do Brasil.

Para a TPJ, a participação faz parte de um movimento de expansão internacional já consolidado. Patrique Vitório, um dos proprietários da companhia, explica que a feira é uma oportunidade para fortalecer a marca e ampliar os negócios na região.

“Já exportamos para quase 50 países e a Turquia é um mercado em que já atuamos, mas queremos expandir nossa presença. Essa feira nos permite estreitar o relacionamento com clientes atuais e abrir novas portas. Inclusive, já temos reuniões agendadas com compradores da Jordânia e de Dubai”, destaca Patrique.

Ele destaca ainda a importância das feiras internacionais para a consolidação da marca. “Participamos regularmente de eventos como a Gulfood, em Dubai, a Sial, em Paris, e estivemos recentemente na China. Essas feiras nos ajudam a conquistar novos clientes e também a valorizar a imagem do café brasileiro. Em Dubai, por exemplo, participamos há mais de cinco anos e o retorno tem sido muito positivo, tanto em novos contratos quanto na fidelização dos clientes. A WorldFood Istanbul é mais uma oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos grãos em um mercado que já reconhece e aprecia o café do Brasil”, completa.

O empresário explica ainda que a feira da Turquia é estratégica porque conecta diferentes mercados que já consomem o café brasileiro.

“O café que o Oriente Médio consome, por exemplo, é o tipo Rio-Minas, produzido no Espírito Santo, que já é bastante aceito naquela região. Já o café de Minas Gerais costuma ter mais saída para a Europa e nos Estados Unidos, especialmente para a Alemanha. Cada mercado tem sua preferência e cabe a nós estar presentes para entender essas demandas e atender com qualidade”, completa.

Além das exportações de café de grãos verdes, a TPJ também vem investindo em agregar valor ao produto. Em 2024, a empresa inaugurou uma nova indústria de torrefação em Dores do Rio Preto (ES), com investimento de R$ 1,5 milhão em maquinários importados da Alemanha. A unidade tem foco regional, mas reforça a estratégia de diversificação, incluindo a produção de cafés especiais sob a marca TPJ Cafés Especiais.

Outras empresas brasileiras no evento da Turquia

Além da TPJ, outra empresa com atuação no Espírito Santo que estará no evento é a Stefenoni Interagrícola, que atua também na Bahia, Minas Gerais e Goiás. A companhia compra café diretamente de produtores, comerciantes e cooperativas, e realiza a preparação dos grãos para atender os padrões de exportação exigidos pelo mercado internacional.

A participação brasileira conta ainhttps://www.folhavitoria.com.br/folha-business/precos-do-cafe-disparam-no-brasil-e-retomam-niveis-de-junho-saca-do-conilon-chega-a-r-1-424/da com grandes nomes da indústria de alimentos e bebidas, como Florestal Alimentos (chocolates e doces), Petruz Açaí (superfrutas), Café Brasileiro Elba e Conservas Maxymyano, reforçando a diversidade da produção nacional e o potencial de conquistar novos mercados.

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