
Imagens aéreas mostram dimensão da área destruída por queimada em Jaguariúna
Imagens aéreas feitas no helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), mostram a dimensão da área destruída por uma queimada entre Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP). O fogo começou na tarde de sexta-feira (22) e foi extinguido no início da tarde deste domingo (24), segundo a Defesa Civil estadual.
Apesar do fim dos focos, a Defesa Civil mantém, está a última atualização desta reportagem, equipes no local para evitar a reignição.
Ainda no sábado, (23), o Águia lançou água sobre os focos em Jaguariúna, o que ajudou a extinguir as chamas que eram combatidas pelos bombeiros e pela Defesa Civil.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou às 14h da sexta-feira, em uma área de vegetação. Segundo a corporação, a área queimada possui cerca de 280 mil metros quadrados — o correspondente a aproximadamente 40 estádios de futebol.
Algumas pessoas precisaram ser removidas de casa por duas horas. Segundo a Defesa Civil, a remoção foi feita por uma estrada que dá acesso a Pedreira, já que a via principal estava interditada por conta da fumaça.
Apoio
Incêndio de grandes proporções atinge área entre Santo Antônio de Posse e Jaguariúna
O incêndio chegou a mobilizar equipes dos bombeiros de quatro municípios: Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Holambra e Campinas. Dois caminhões, três caminhonetes, helicóptero Águia e caminhão pipa, além de moradores locais.
A Defesa Civil de Jaguariúna também contou com apoio das Defesas Civis de Amparo, Pedreira, Campinas e Holambra.
Com o helicóptero Águia, os bombeiros conseguiram localizar um foco de incêndio que avançava em direção a residências. Foram realizados lançamentos de água por meio do equipamento “Bambi Bucket”, o que possibilitou o controle das chamas nos pontos críticos.
Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de vítimas nem de edificações atingidas.
Incêndio atinge área de vegetação entre Jaguariúna e Santo Antônio de Posse
Corpo de Bombeiros/Divulgação
VÍDEO: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.