
Upa Petrolina
Reprodução/ TV Grande Rio
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina encerra, a partir desta terça-feira (26), o atendimento pediátrico temporário. A medida segue o Plano de Desmobilização da rede assistencial para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas UPAs de todo o Estado.
O reforço na assistência pediátrica foi implantado em 13 de junho pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com a abertura de 21 leitos exclusivos para pacientes infantis. A iniciativa teve como objetivo ampliar a capacidade de atendimento da rede de saúde durante o aumento sazonal de doenças respiratórias, por um período de 90 dias, conforme estabelecido no Decreto de 27 de maio de 2025.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Com a redução dos indicadores relacionados à sazonalidade gripal, o atendimento especial está sendo descontinuado. A UPA 24h de Petrolina retoma, agora, seu funcionamento padrão. Pais e responsáveis devem buscar atendimento pediátrico nas unidades de referência do município.
Crise de saúde pública
Em maio de 2025, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), decretou situação de emergência em saúde pública no estado por causa do aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) entre bebês e crianças.
Segundo o governo, o avanço da doença provocou superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais. A declaração de emergência foi publicada do no Diário Oficial no dia 28 de maio.
A medida valia por 90 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, e determinava a adoção de “todas as medidas administrativas necessárias” para conter a crise.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE