
Ex-procuradora geral do Espírito Santo, Gladys Jouffroy Bitran morreu na madrugada desta segunda-feira (25). A causa da morte não foi divulgada.
Ela entrou na Procuradoria-Geral do Espírito Santo (PGE-ES) em 1982 e foi presidente da entidade entre 1992 e 1993, após ter sido vice-presidente na gestão de Annibal de Rezende Lima. Gladys Bitran também foi nomeada procuradora-geral em duas oportunidades: de 2003 a 2004 e de 2007 a 2008.
O velório será das 13h às 15h nesta segunda-feira na sede da OAB, no Centro de Vitória, e o sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério Santo Antônio, também na Capital.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo publicou uma nota de pesar. A advogada foi a primeira vice-presidente da Ordem e também ocupou o cargo de conselheira federal na OAB nacional entre 2007 e 2009.
Na nota, a seccional do Espírito Santo destacou seus serviços prestados à advocacia e sociedade capixaba e lamentou sua partida.
A Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes) também lamentou a morte de Gladys Bitran e lembrou que ela atuou na redação do primeiro estatuto da Apes, em 1984.
Segundo a associação, Gladys conduziu a PGE-ES em momentos decisivos para sua consolidação e defendeu pautas essenciais como a valorização remuneratória, a realização de concursos públicos para fortalecimento da PGE e a reorganização institucional da Procuradoria após a Constituição de 1988.